seg 4/março/2024 16:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Uma luz na escuridão. Imagem divulgação.

Sobre Homens e Montanhas: Uma Luz na Escuridão

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Faróis no cume de montanhas. Guardiões da Costa e dos pescadores. Imagem divulgação.

As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas. Provérbio Japonês

O Cume

As montanhas são fascinantes, como sempre gostei de deixar bem claro em meus textos e mais uma vez venho destacar a sua enorme importância para a humanidade. Em seus cumes encontramos vegetação endêmicas, fauna diversificada, relevos e formas impressionantes e igualmente em seus cumes elas abrigam o desenvolvimento humano e são testemunhas da construção do sagrado. Estações meteorológicas, observatórios astronômicos, bases de pesquisas e até mesmo igrejas e mosteiros, e igualmente testemunhas do profano. Bases militares, silos de mísseis, castelos, fortalezas inexpugnáveis e prisões… além de servirem de esconderijo para saqueadores…

Uma Luz

E nesse contexto tão dialético, não poderia de deixar de destacar a sua enorme importância para as navegações marítimas, pois em seus cumes abrigam os Faróis. Sim, meu caro leitor, essas magníficas construções cuja missão primordial é de servirem de orientação a marinheiros perdidos, prevenir acidentes marítimos e aéreos, e ser um raio de esperança em meio a tempestades. Essas obras fantásticas de engenharia são amavelmente recepcionadas pelo abraço generoso da mãe montanha. São em seus imponentes cumes, que os faróis projetam a luz da vida, em plena escuridão, para quilômetros de distância na vastíssima imensidão azul.

GPS

Mas o leitor deve estar se perguntando. Em tempos de GPS eles seriam realmente necessários? Sim. Eles continuam sendo necessários, pois além de se tornarem um patrimônio arquitetônico com um belíssimo contraste com a paisagem, ainda são uma forte conexão entre o mar e a terra. Sendo cruciais para as navegações, principalmente em caso de pane de equipamentos e para pequenas embarcações desprovidas de maiores tecnologias. Somente quem se perdeu no mar sabe o grande sentimento de alívio de ver uma luz na escuridão.

 

Os Faróis e as Montanhas

Confiram alguns faróis construídos em montes e montanhas

No alto do Monte. Imagem divulgação.
  • Farol do Morro de São Paulo: Construído em 1855, esse Farol se ergue a 26 metros de altura em um morro de 100 metros de altura aproximada e atualmente virou um ponto turístico da Bahia.
Farol Porto das Pedras. Imagem divulgação.
  • Farol Porto das Pedras: Foi construído em 1933 e possui 36 metros de altura e fica localizado em um monte a 90 metros de altitude do mar e está ativo até hoje orientando os navegantes Esse Farol fica em Alagoas.
Farol do Cabo da Boa Esperança.
  •  Farol do Cabo da Boa Esperança: Considerado o mais brilhante do mundo, foi construído inicialmente em 1857 e ficava no topo do pico Cape Point na África do Sul com 238 metros acima do nível do mar. Por estar constantemente envolto a neblina, em 1911, porém, foi realocado para o ponto atual a 87 metros de altura. Contínua em funcionamento.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

 

 

Marcio do Nascimento Santana. Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

 

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

ponte-madeira-03-03-2024

A ponte

interdicao-br-101-viana-03-03-2024

Manifestantes interditam BR 101 por falta de energia

janela-03-03-2024

Quarto de descanso

Leia mais