dom 16/junho/2024 15:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Teatro Rubem Braga: prefeito assina ordem de serviço para projetos de reforma

redacao
Redação Dia a Dia

O Teatro Municipal Rubem Braga, que foi severamente atingido pela enchente de 2020, será reformado. A ordem de serviço para elaboração de projetos visando a revitalização do centro cultural foi assinada nesta segunda-feira (23) pelo prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) contratou uma empresa especializada, via licitação, para a elaboração e execução de cinco projetos específicos: cenotécnica, iluminação cênica, sonorização, acústica e ambientação.

O projeto da cenotécnica visa proporcionar recursos cênicos que possibilitem a utilização de cenários para diversos eventos (espetáculos, shows, dentre outros).

O de iluminação cênica vai desenvolver projeções de luzes móveis, com circuitos separados monitorados por mesa de controle.

Contemplar o tratamento acústico do sistema de ar condicionado, de maneira a atenuar o ruído produzido pelos equipamentos, fará parte do projeto de sonorização e acústica.

Os trabalhos permitirão elaboração de épura acústica, possibilitando atividades de palestras, debates, apresentações teatrais, apresentações musicais e audiovisuais amplificadas.

Já o projeto de ambientação comporta a instalações de ar-condicionado e ventilação mecânica, com controles setorizados. O objetivo é obter um sistema de captação, tratamento e distribuição de ar condicionados a fim de proporcionar conforto térmico à edificação.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, destaca que o Teatro Rubem Braga é o maior instrumento de fomento à cultura de Cachoeiro.

Lembra que desde que ele foi afetado pela enchente, houve uma mobilização séria para a reconstrução desse importante espaço.

“Estamos avançando e trabalhando para que a conclusão da obra seja eficiente e para entregar um espaço de nível profissional para que os nossos artistas e munícipes tenham a melhor experiência possível, neste que é local de sonhos”, salienta.

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Paula Garruth, destacou a falta que o teatro faz para a expansão da cultura e a importância do espaço para classe artística.

“Cobramos pela reforma do teatro justamente porque estendemos a importância e a força daquele espaço. Tanto para aqueles que sobem ao palco, em apresentações diversas, quanto para as pessoas que vão assistir esses espetáculos”, completa.

O prefeito Victor Coelho diz que fazer renascer o Teatro Rubem Braga é uma missão da sua gestão e que a elaboração e execução desses projetos é mais um passo para que se possa fazer a tão sonhada reabertura desse espaço.

“O Teatro Rubem Braga é fundamental para a história de Cachoeiro. Afinal, sem cultura não há construção de história”, ressaltou.

Para a reforma total é necessária a elaboração de dez projetos. Cinco são específicos e coordenados pela empresa contratada.

A outra metade ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e está praticamente finalizada. São referentes à parte estrutural, arquitetônica, hidráulica, elétrica e de acessibilidade.

Assim que todos esses projetos ficarem prontos, a Prefeitura poderá lançar o edital para contratação da empresa que executará as obras. A previsão é de que essa concorrência pública seja aberta no segundo semestre deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

morte-rio-itapemirim-15-06-2024

Morte misteriosa: Corpo encontrado preso entre pedras sob ponte da Ilha da Luz

casagrande-divino-de-sao-lourenco-15-06-2024c

Casagrande libera pacote de obras em Divino de São Lourenço

acidente-carro-caminhao-15-06-2024

Batida entre caminhão e Fiat Strada deixa motorista ferido em Cachoeiro

lula-15-06-2024

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

missao-amazonia-14-06-2024

Batistas de Cachoeiro participam de missão de amor e assistência na Amazônia

prisao-apreensao-mimoso-14-06-2024

100 kg de maconha trazidas do RJ para o ES são apreendidas em Mimoso do Sul

anderson_freire

Anderson Freire doará cachê de show na Festa de Cachoeiro para entidades sociais

vista-cachoeiro-14-06-2024

Cachoeiro facilita abertura de empresas com novas medidas de desburocratização

Leia mais