Em Anchieta, o artesanato feito de escamas de peixe produzidos pela moradora Cristina Maria Ribeiro Lauterman, 63, tem feito sucesso . A artesã já ganhou prêmios, vende seus produtos nacionalmente e já participou de feiras nacionais e internacionais.
Ela é especialista em produtos do mar, utiliza conchas e escamas para produzir flores, buquês de noiva, colares, abajures e outras peças artesanais.
Foi também escolhida pela psicóloga e esteticista Fabiane Ribeiro Lima Pianzola, sua filha, para produzir as flores, o buquê e outras peças que decoraram o ambiente do seu casamento.
Cristina conta que faz os artesanatos desde os onze aos de idade, mas que é artesã profissional há trinta e cinco. Nesses anos de carreira, ganhou o Prêmio Mulher Empreendedora do Sebrae em 2010.
Participou ainda de feiras de exposição no país e já expôs seus produtos na Argentina e na África. Atualmente eles são vendidos para a marca Tok STok, uma rede de lojas com setenta e duas unidades em todo o Brasil.
A artesã também diz que o uso da escama de peixes para produzir artesanato é uma técnica soreana, vinda através de freiras portuguesas, que cuidavam de crianças carentes em Guarapari.
Cristina revela como foi o inicio de seu aprendizado. “Fui pro mercado, peguei escama e foram três meses para conseguir limpá-las, porque eu não tinha noção como era. Usava um produto e estragava escamas, usava um outro e não limpava. Depois que eu consegui limpar, foi mais fácil. Daí a gente vai na natureza, pega uma florzinha e tenta copiar”, revela.
Apesar de sua formação superior em contabilidade, ela diz que se realizou mesmo no artesanato. “ Meu trabalho é a minha vida, gosto muito do que faço. Meu amor é realmente o artesanato. Graças a Deus venho me sustentando com ele e todo mundo gosta”, enfatiza.
Noiva queria autenticidade no casamento e escolheu buquê de escama de peixe
Como toda noiva, a psicóloga e esteticista Fabiane Ribeiro Lima Pianzola, 25 anos, sonhou com um casamento lindo, cheio de flores e beleza e inesquecível. Mas ela queria também que a autenticidade marcasse essa data especial.
Ela não queria um buquê que murchasse no dia seguinte, já que entende que ele tem uma função super importante porque estará sempre acompanhado da noiva.
Foi por isso que sempre teve em mente um buquê que pudesse carregar por muito tempo, para compor a casa e que sempre ao olhar para ele se recordasse do dia que tanto sonhou.
“Tive o privilégio de encontrar tudo isso no trabalho riquíssimo e encantador da minha mãe, com as escamas de peixe. Meu sonho não ficou restrito ao buquê, a maior parte da decoração foi confeccionada com flores de escamas de peixe , e foi um marco no casamento, todos ficaram deslumbrados. Foi muito mais do que imaginei, foi um sonho”, relata Fabiane.
SAIBA MAIS
Para conhecer o trabalho da artesã, faça contato pelo telefone (27) 99993-3279