Onze bairros e um distrito de Cachoeiro de Itapemirim estão envolvidos hoje no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, ação organizada pela prefeitura para tentar reduzir o avanço da dengue.
O mutirão acontece nos locais do município com maiores registros de notificações de dengue. Um deles é o distrito de Soturno, onde teve início o surto da doença em Cachoeiro, com 355 notificações.
Confira os pontos do mutirão abaixo.
O segundo ponto com maior número de casos de dengue é o Gilson Carone, com 267 casos, seguido do Coramara, com 172 notificações. Ao todo, foram registrados 3.912 casos da doença no município.
A orientação é que a população separe materiais como copos e garrafas plásticas, pneus e outros produtos que possam acumular água da chuva para que as pessoas envolvidas no mutirão façam o recolhimento.
Segundo a prefeitura, cada um desses locais conta com um secretário municipal e com um agente de combate a endemias, que será responsável pela coordenação das equipes que atuarão nessas áreas.
Esses grupos abordam os moradores, em suas residências, para orientá-los, sobre como conferir e descartar itens que, ao acumular água parada, podem se tornar criadouros do Aedes.
“Nosso objetivo é envolver toda a sociedade. Nosso time de servidores estarão à disposição para colaborar nessa importante tarefa, nos 12 locais prioritários. Disponibilizaremos, também, todo o nosso maquinário. Queremos que toda a população abrace essa causa, para acabarmos com os focos do mosquito”, destacou Victor Coelho.
Por meio do decreto 28.595, publicado na edição desta segunda do Diário Oficial do Município, o prefeito também instituiu o Plano de Contingência Municipal para Epidemias de Dengue e Chikungunya.
Trata-se de conjunto de atividades relacionadas à vigilância epidemiológica, sanitária, laboratorial e entomológica; controle da população do vetor e assistência médica, cuja intensificação e integração devem resultar em maior e eficiência e eficácia no controle de ambas as doenças no município.
Confira os pontos do mutirão
- BNH de Cima – Pracinha da unidade básica de saúde (ponto final)
- BNH de Baixo – Unidade básica de saúde
- Coramara – Unidade básica de saúde
- São Francisco de Assis – Escola São Francisco de Assis
- Marbrasa – Cemurf (por trás da UPA)
- Agostinho Simonato e Caiçara – Unidade básica de saúde do Caiçara
- São Lucas – Associação dos moradores (igreja)
- Gilson Carone – Unidade básica de saúde
- Parque Laranjeiras – Unidade básica de saúde
- Paraíso – Unidade básica de saúde (praça)
- Soturno – Unidade básica de saúde