ter 7/maio/2024 08:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Tramita na Assembleia projeto que obriga teste que detecta câncer no olhos

redacao
Redação Dia a Dia

Está tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei que pretende que todas as crianças nascidas no estado façam o teste do olhinho, e que os pais sejam orientados sobre a importância do diagnóstico precoce. A iniciativa destaca a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma.

O projeto é do deputado estadual Dr. Emílio Mameri e foi protocolado depois da repercussão do caso do câncer nos olhos de Lua, filha de Tiago Leifert, de apenas um ano.

O deputado conta que ao ver o depoimento do jornalista Tiago Leifert e de sua esposa, começou a estudar meios de trazer essa discussão para o Espírito Santo.

“Desde o início do nosso mandato, temos defendido pautas da saúde pública, já protocolamos PL’s para o Teste do Pezinho ampliado e do Coraçãozinho, que serão importantes na detecção de inúmeras doenças nos bebês. Nossa equipe percebeu que havia um vácuo nas doenças oftalmológicas e na mesma hora, fizemos este projeto para o Teste do Olhinho”, destacou.

Em entrevista ao Dia a Dia ES, o oftalmologista Fernando Lemgruber enfatiza que o retinoblastoma é originário das células da retina, localizada no fundo do olho, e responsável pela visão, e que é considerado um tipo raro de câncer.

“Ele corresponde de 2 a 4% das neoplasias da infância. Cerca de 90% dos pacientes irão manifestar a doença até os 5 anos de idade”, detalha o oftalmologista.

O parlamentar ressalta ainda que, como vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa já está marcando reuniões com especialistas no tema para a discussão e contribuições para o Projeto de Lei.

“A obrigatoriedade dos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de saúde do Estado prestarem informações aos pais sobre a doença e suas consequências certamente contribuirá para o diagnóstico precoce e início do tratamento adequado”, afirma Mameri.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença, considerada um tipo raro de câncer ocular, acomete mais crianças de 2 a 5 anos e representa cerca de 3% dos cânceres infantis chegando a uma média de 400 casos por ano.

 

 

presidente-lula-rio-grande-sul-06-05-2024

Governo federal anuncia liberação de R$ 580 milhões para o Rio Grande do Sul

obras-guandu-macrodrenagem-06-05-2024

Trânsito é liberado em parte da Linha Vermelha, no bairro Guandu

gravida-morta-es-482-06-05-2024

Polícia investiga atropelamento que matou grávida e bebê em Cachoeiro

bombeiros-06-05-2024

Segunda equipe de bombeiros do ES segue para ajudar vítimas de enchente no RS

busto newton-braga-11-05-23

Último dia de inscrições para escolha do Cachoeirense Ausente 2024

amigos-musica-violao-05-05-2024

Onde está seu amigo músico?

arvore-outono-folhas-05-05-2024

Existência

gato-livros-05-05-2024

Ninguém lê

Leia mais