sex 22/novembro/2024 10:11
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

TSE proíbe celulares durante votação. Aparelhos devem ficar com mesários

redacao
Redação Dia a Dia

Os eleitores não poderão levar aparelhos de celular até a cabine de votação. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Sessão Plenária realizada na manhã desta quinta-feira (25).

Uma nova resolução da Corte determina que o leitor está proibido de acessar as urnas com qualquer dispositivo eletrônico, que deverá ser retido pelos mesários no momento de registro e antes do acesso à urna.

O que muda em relação às eleições anteriores é que antes o eleitor poderia levar o celular até a urna, desde que o mantivesse desligado ou guardado durante o processo de votação.

A decisão do TSE foi unânime a partir de consulta do partido União Brasil. O Tribunal debateu a permissão de porte do celular até a área de votação.

Os ministros justificam a decisão dizendo que o objetivo é garantir que o voto seja sigiloso, bem como a segurança do eleitor.

O descumprimento da regra pode ser configurado como um “ilícito eleitoral”. Ficou determinado ainda que, em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, podendo a polícia militar ser solicitada para solucionar eventuais questionamentos.

O presidente da Corte, Alexandre de Moraes, enfatiza que as preocupações do tribunal quanto ao ingresso do celular no ato da votação são “porque o sigilo do voto fica comprometido”.

“Ontem (24) tivemos uma reunião com os 27 comandos das polícias militares de todos os estados e do Distrito Federal, e a questão do uso dos celulares e da coação no exercício do voto foi uma preocupação unânime”, afirmou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Segundo Moraes , casos em que o uso do celular poderia se tornar um problema além da privacidade, como o oferecimento de benefícios ilícitos em troca do voto ou a tentativa de criar vídeos mostrando falsos problemas nos computadores de votos.

“Se o eleitor ou eleitora não quiser deixar seu celular com o mesário, já vai saber antes que deve deixar em casa, com parente ou no carro para que se evite gravação irregular do voto”, comenta o presidente.

Cármen Lúcia, que passou a ocupar uma das três posições de ministros do STF na Justiça Eleitoral, afirma que a proibição é dada como “resguardo do eleitor, para que o cidadão não fique vulnerável a eventuais injunções ou até ameaças” em casos de cobrança ilegal de provas ou manifestações do voto.

 

SAIBA MAIS

No primeiro item da consulta, o partido União Brasil perguntou se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos de telefonia celular e afins, em cumprimento da expressa proibição legislativa de portar tais aparelhos na cabine de votação.

Além disso, questionou se poderão ser utilizados detectores portáteis de metal para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação. E, em caso de resposta afirmativa na segunda questão, qual o critério jurídico a ser utilizado para determinar a existência de indícios de coação aos eleitores e justificar o uso de detectores portáteis de metal.

Sobre os outros pontos questionados, os ministros entenderam que o uso de detectores de metal nas seções deverá ser requisitado em situações excepcionais, sendo que a decisão ficará a cargo de cada juiz responsável pelos locais de votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-sao-mateus-20-11-2024

Governador autoriza construção de contorno em São Mateus

banestes-jeronimo-monteiro-20-11-2024

Bandidos fazem buraco na parede e invadem banco em Jerônimo Monteiro

cafe-conilon-20-11-2024

Café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba

henrique-priscila-advogados-OAB-19-11-2024

A 3 dias das eleições na OAB, Henrique e Priscilla intensificam agenda com advogados

ciclista Duramir

Filho e nora de ciclista assassinado em Cachoeiro vão a júri popular

fotos - sesc-cachoeiro-18-11-2024

Sesc abre processo seletivo em Cachoeiro para professores com salário de R$ 3,4 mil

PM

Homem é preso após morder rosto da mulher e da filha em Muqui

pedal-solidario-18-11-2024f

Ciclistas do bem – Pedal solidário arrecada brinquedos para 400 crianças neste Natal

Leia mais
plugins premium WordPress