dom 16/junho/2024 14:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

TSE proíbe celulares durante votação. Aparelhos devem ficar com mesários

redacao
Redação Dia a Dia

Os eleitores não poderão levar aparelhos de celular até a cabine de votação. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Sessão Plenária realizada na manhã desta quinta-feira (25).

Uma nova resolução da Corte determina que o leitor está proibido de acessar as urnas com qualquer dispositivo eletrônico, que deverá ser retido pelos mesários no momento de registro e antes do acesso à urna.

O que muda em relação às eleições anteriores é que antes o eleitor poderia levar o celular até a urna, desde que o mantivesse desligado ou guardado durante o processo de votação.

A decisão do TSE foi unânime a partir de consulta do partido União Brasil. O Tribunal debateu a permissão de porte do celular até a área de votação.

Os ministros justificam a decisão dizendo que o objetivo é garantir que o voto seja sigiloso, bem como a segurança do eleitor.

O descumprimento da regra pode ser configurado como um “ilícito eleitoral”. Ficou determinado ainda que, em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, podendo a polícia militar ser solicitada para solucionar eventuais questionamentos.

O presidente da Corte, Alexandre de Moraes, enfatiza que as preocupações do tribunal quanto ao ingresso do celular no ato da votação são “porque o sigilo do voto fica comprometido”.

“Ontem (24) tivemos uma reunião com os 27 comandos das polícias militares de todos os estados e do Distrito Federal, e a questão do uso dos celulares e da coação no exercício do voto foi uma preocupação unânime”, afirmou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Segundo Moraes , casos em que o uso do celular poderia se tornar um problema além da privacidade, como o oferecimento de benefícios ilícitos em troca do voto ou a tentativa de criar vídeos mostrando falsos problemas nos computadores de votos.

“Se o eleitor ou eleitora não quiser deixar seu celular com o mesário, já vai saber antes que deve deixar em casa, com parente ou no carro para que se evite gravação irregular do voto”, comenta o presidente.

Cármen Lúcia, que passou a ocupar uma das três posições de ministros do STF na Justiça Eleitoral, afirma que a proibição é dada como “resguardo do eleitor, para que o cidadão não fique vulnerável a eventuais injunções ou até ameaças” em casos de cobrança ilegal de provas ou manifestações do voto.

 

SAIBA MAIS

No primeiro item da consulta, o partido União Brasil perguntou se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos de telefonia celular e afins, em cumprimento da expressa proibição legislativa de portar tais aparelhos na cabine de votação.

Além disso, questionou se poderão ser utilizados detectores portáteis de metal para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação. E, em caso de resposta afirmativa na segunda questão, qual o critério jurídico a ser utilizado para determinar a existência de indícios de coação aos eleitores e justificar o uso de detectores portáteis de metal.

Sobre os outros pontos questionados, os ministros entenderam que o uso de detectores de metal nas seções deverá ser requisitado em situações excepcionais, sendo que a decisão ficará a cargo de cada juiz responsável pelos locais de votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

morte-rio-itapemirim-15-06-2024

Morte misteriosa: Corpo encontrado preso entre pedras sob ponte da Ilha da Luz

casagrande-divino-de-sao-lourenco-15-06-2024c

Casagrande libera pacote de obras em Divino de São Lourenço

acidente-carro-caminhao-15-06-2024

Batida entre caminhão e Fiat Strada deixa motorista ferido em Cachoeiro

lula-15-06-2024

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

missao-amazonia-14-06-2024

Batistas de Cachoeiro participam de missão de amor e assistência na Amazônia

prisao-apreensao-mimoso-14-06-2024

100 kg de maconha trazidas do RJ para o ES são apreendidas em Mimoso do Sul

anderson_freire

Anderson Freire doará cachê de show na Festa de Cachoeiro para entidades sociais

vista-cachoeiro-14-06-2024

Cachoeiro facilita abertura de empresas com novas medidas de desburocratização

Leia mais