ter 21/maio/2024 08:07
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Placas que captam energia solar garantem consumo mais consciente. Foto: Divulgação

Usina da BRK Ambiental em Cachoeiro é pioneira em geração de energia solar

Andréia Pegoretti

A unidade de Cachoeiro de Itapemirim da BRK Ambiental saiu na frente em um projeto que alia eficiência energética e sustentabilidade. A estrutura do Sul do Estado foi a primeira concessionária de água e esgoto da empresa no país a pôr em operação uma planta de geração de energia solar.

A usina fotovoltaica está instalada na área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Córrego dos Monos. O sistema conta com 50 placas, que geram 15,25 kwp (quilowatt pico). Esses equipamentos são capazes de abastecer 23 das 90 instalações de energia integradas ao sistema de água de Cachoeiro, entre macromedidores, reservatórios e unidades de captação, tratamento e distribuição.

A usina capta a radiação do sol por meio de placas instaladas e a transforma em energia elétrica, sendo uma fonte limpa e renovável.

Entre as vantagens apontadas pela companhia, estão a inesgotável capacidade de renovação e o reduzido impacto ambiental, com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. Também não são gerado ruídos, o que oferece mais conforto aos trabalhadores e moradores do entorno da usina, e exige manutenção mínima.

Investimento

O investimento do projeto chegou a R$ 100 mil. São dois inversores de frequência que injetam a energia produzida no sistema de distribuição da EDP, gerando créditos que são abatidos no montante de energia utilizado pela concessionária. O monitoramento remoto dos dados por meio da internet, isto é, de qualquer lugar do planeta, é uma das praticidades do projeto.

O diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia, destacou que a estrutura tem como objetivo promover melhorias contínuas da excelência operacional. “A energia fotovoltaica, além do aspecto da sustentabilidade, permite que a empresa tenha mais segurança e autonomia na gestão dos serviços prestados”, observou.

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

escutar-ouvir-mulher-com-mao-no-ouvido-19-05-2024

Sobre as vozes na minha cabeça

retros-linha-coracao-costurado-19-05-2024

Anna

foto-antiga-mulher-com-lampiao-19-05-2024

Quem está aí?

drogas-apiaca-18-05-2024

Bandidos utilizam cafezal para esconder drogas em Apiacá

Leia mais