Ao contrário de outras cidades do Espírito Santo, em que está faltando a vacina BCG para criancas de zero a cinco anos, a aplicação continua sendo feita normalmente em Cachoeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, no Centro Municipal de Saúde, a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.
A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), diante da notícia de que houve diminuição das doses do imunizante contra tuberculose entregues ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) diz que a BCG está sendo aplicada em dias alternados com intervalo de 48 horas nas maternidades, o que significa que no estado a vacinação será agendada, com diminuição dos atendimentos por livre demanda.
O motivo da mudança é a redução em 40% das doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), explica a Sesa. Segundo as informações, o estado deveria ter recebido 12 mil doses e recebeu apenas oito mil.
SAIBA MAIS
– A vacina BCG previne contra formas graves de tuberculose e deve ser administrada em dose única, ao nascer. A vacina também é disponibilizada, no entanto, para crianças até completarem cinco anos e que ainda não tenham sido vacinadas.
– Em abril o MS já havia enviado circular às secretarias estaduais de saúde afirmando que em dificuldade na aquisição do imunobiológico, o envio aos estados seria diminuída de 1,2 milhão para 500 mil doses nos próximos sete meses.
Tudo isto depois da fábrica do imunizante, da Fundação Ataulpho Paiva, do Rio de Janeiro, ter sido interditada pela Anvisa e também pelo fato do Ministério Público ter aberto inquérito para averiguar possíveis fraudes na gestão.