O prefeito Victor Coelho tomou posse, nesta quinta-feira (20), como vice-presidente de Governo Digital da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), instituição de representação nacional dirigida por prefeitos e prefeitas de todo país.
Em seu segundo mandato como prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho já havia sido eleito no dia 31 de março como presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), entidade que defende os interesses dos municípios em território capixaba.
A cerimônia de posse foi realizada virtualmente nesta quinta-feira (20) e coordenada pelo presidente da instituição e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira Filho.
Na nova função, Victor poderá levar a experiência de gestão digital de Cachoeiro para outros municípios do país. É que a prefeitura implantou o projeto “Cachoeiro Cidade Digital”, que tem por objetivo digitalizar os processos da prefeitura, eliminando o uso de papel e contribuindo assim com o meio ambiente.
O município também tem outros projetos que podem ser usados como referência, como o estacionamento rotativo, o portal de aluno e o cerco eletrônico, que está em fase de implantação.
Para tornar a cidade mais digital, a gestão aumentou a capacidade de internet nas escolas e postos de saúde, assim como a oferta de 34 pontos de internet, com o objetivo de chegar a 100 pontos até o fim do mandato.
Outros dois prefeitos capixabas também assumiram vice-presidências na FNP.
Na área econômica, Guerino Zanon, prefeito de Linhares, foi eleito vice-presidente para Sudene e na área Social e de Gênero, o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal é o novo vice-presidente de Inclusão Produtiva.
A Frente
Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes. A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal.