Policiais militares de Iúna e da Força Tática do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Ibatiba fizeram um resgate dramático e arriscado de uma família na madrugada deste sábado (25), no distrito de Perdição, em Iúna. A cena é impressionante. No primeiro vídeo, duas mulheres tiveram que ser carregadas nas costas em meio à correnteza. Um outro homem também conseguiu sair.
Na segunda parte do vídeo, um idoso que não queria deixar a casa também foi auxiliado pela PM. Com muita dificuldade de locomoção, ele conseguiu ser salvo.
Participaram da ação o capitão Lucas Muzi, o cabo Laurindo e os soldados Ferreira e Romenig. Ao final do resgate, que terminou às 3h deste sábado (25), o alívio.
“A sensação é de muita gratidão e de missão cumprida. Nós, policiais militares, temos essa missão, esse dever, e conseguimos cumpri-la. Agradeço a todos os policiais militares, tanto os que já estavam de serviço, quanto os que estavam de folga e vestiram a farda e foram cumprir o dever”, disse o capitão Lucas Muzi, em entrevista ao Portal Dia a Dia ES.
Segundo ele, assim que começou a chover, os policiais militares perceberam que o nível do rio estava aumentando muito e, logo em seguida, transbordou. “Com isso, enquanto um militar avisava as famílias no distrito, o outro ia na residência da diretora da escola do distrito pedir a chave para abrigar essas famílias, que foram levadas para a Escola Delfino Batista”, contou o capitão.
Esse trabalho ocorreu por volta das 23h. De madrugada, a equipe correu para socorrer a família e encarou a correnteza para retirar as pessoas que estavam ilhadas.
A cidade de Iúna foi uma das que mais sofreram com as chuvas que caíram entre a noite de sexta-feira (24) e a manhã deste sábado, no Caparaó capixaba. Choveu o equivalente o equivalente a 137,20mm em 24h. O rio Pardo subiu dois metros durante a madrugada.
De acordo com a Defesa Civil estadual, há risco alto de novas inundações na cidade e risco moderado para deslizamentos de terra.
Ônibus arrastado
O Centro da cidade foi tomado pela água. Na rodoviária, um ônibus foi arrastado pela força da correnteza. Cerca de 100 casas foram atingidas pela enchente segundo a Defesa Civil.
Outra cena que chamou a atenção foi flagrada por uma moradora, que flagrou o exato momento em que a parede do maior armazém de café da cidade desmoronou.
No local estavam armazenadas 35 mil sacas de café e muitas delas foram levadas pela água. Ainda não há informações sobre o prejuízo.