As férias chegam ao fim, as aulas recomeçam e o peso das mochilas volta a preocupar os pais. Isso porque os cadernos e livros, quando em excesso, podem causar dores nas costas e, com o tempo, acabar gerando problemas como hérnia de disco e escoliose.
O cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo alerta que a carga total da mochila tem que ser inferior a 10% do peso da criança.
“As alças devem ficar posicionadas a oito centímetros acima da cintura. Também é importante arrumar os itens dentro da mochila de modo que os objetos mais pesados fiquem no fundo e próximos ao corpo e divididos equilibradamente entre os ombros”, explica Lourimar.
Outros problemas como o estresse e a postura errada propiciam dores nas costas. Para evitá-las, o médico recomenda exercícios físicos frequentes e uma alimentação saudável. “Além disso, evite o exagero na hora dos estudos. Administre o tempo de aprendizado sem deixar de lado os momentos de lazer e de diversão”, sugere.
O cirurgião aponta sete situações que precisam ser observadas para evitar problemas na coluna do seu filho:
1) Pese a mochila vazia: ela não pode ser superior a um quilo.
2) Anti-choques siliconados nas alças das bolsas proporcionam mais conforto.
3) O estudo deve ser saudável, sem exageros.
4) Cintos abdominais ajudam a manter uma postura correta. O uso é recomendado e evita que a coluna fique tensionada para frente ou para trás.
5) Crianças pequenas precisam utilizar mochilas de rodinha.
6) Arrume a bolsa diariamente e retire os itens desnecessários para evitar o peso extra.
7) Garanta que seu filho tenha momentos de lazer, pratique atividades físicas e se alimente de forma equilibrada, hábitos essenciais para preservar a saúde da coluna.