Em março de 2018, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim lançou o projeto Nascentes Vivas. Agora, um ano depois, contabiliza 27 propriedades do interior atendidas garantindo, assim, a preservação de 32 nascentes.
Após assinarem um termo de compromisso, os proprietários receberam kits com arame, mourão e grampo, para o cercamento das nascentes. Foram doados, ao todo, mais de 26 mil metros de arame, 2.949 mourões e 56 quilos de grampos. O trabalho inclui, ainda, educação ambiental para a preservação e conservação dos recursos hídricos.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), o projeto visa proteger e revitalizar as nascentes.
“Essas proteções acarretam na recuperação natural dessas áreas. Os proprietários atendidos têm declarado satisfação com o projeto. Em alguns casos, inclusive, já é percebido o aumento no quantitativo de água”, explica Andressa Colombiano, secretária municipal de Meio Ambiente.
Segundo ela, a equipe do Nascentes Vivas vem acompanhando e monitorando todas as propriedades atendidas pelo projeto com visitas periódicas e trabalhos de orientações.
“Na primeira etapa do projeto, após encontro com a população no distrito de Burarama, buscamos a adesão dos proprietários, aproveitando suas demandas de visitas às propriedades e oferecendo a quem pudesse se interessar. Também atendemos produtores rurais que se interessaram pelo projeto durante a trilha ecológica na ExpoSul, no ano passado”, acrescenta Robertson Valladão, secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro.
Nessa nova etapa, de acordo com ele, a Semai fará duas ações de cadastramento: uma prévia, durante palestra a ser promovida na região de Burarama (com data ainda a ser definida), e outra na Semma, com a meta de alcançar o quantitativo de 50 propriedades.
Ação conjunta para limpeza de córregos
No que se refere à recuperação e preservação de recursos hídricos, a prefeitura de Cachoeiro vem atuando, ainda, na ação conjunta de limpeza de córregos urbanos e educação ambiental das comunidades de entorno. Amarelo e Coramara estão entre os córregos já contemplados. O cronograma deste ano prevê Dia D de limpeza nos bairros IBC e BNH de Cima, dentre outras regiões.