A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) informou que está finalizando os preparativos para iniciar a utilização do Defesa Civil Alerta, ferramenta do Governo Federal para envio de alertas de emergência.
O sistema será integrado aos recursos já existentes no Sistema Alerta!ES e entrará em operação nos estados das regiões Sul e Sudeste a partir de quarta-feira (4).
O Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia cell broadcast para enviar mensagens simultaneamente a usuários de telefones móveis em áreas de risco. As notificações chegam diretamente na tela do celular, no formato de pop-up, informando sobre o tipo de emergência e as ações necessárias para garantir a segurança dos cidadãos.
O alerta interrompe qualquer atividade no dispositivo, como vídeos ou navegação em redes sociais, garantindo visibilidade imediata da mensagem.
A ferramenta será ativada para todos os telefones conectados às torres de telefonia na área de risco, independentemente de cadastro prévio, download de aplicativos ou residência fixa na região. Contudo, aparelhos em modo avião, desligados ou com fabricação anterior a 2020 podem não receber os alertas devido a limitações tecnológicas.
O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas em situações de alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros eventos climáticos extremos. “Queremos assegurar que as pessoas possam tomar as providências necessárias para proteger suas vidas e as de seus familiares”, destaca a Cepdec-ES.
Testes em Cachoeiro de Itapemirim
No Espírito Santo, os preparativos incluíram uma bateria de testes, realizada no dia 10 de agosto, com destaque para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Durante o exercício, todos os celulares na região-alvo receberam mensagens de demonstração. O sucesso do teste garantiu que o estado esteja apto para a implementação do sistema.
A implantação do Defesa Civil Alerta é fruto de uma parceria entre a Defesa Civil Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as prestadoras de telefonia móvel. No Espírito Santo, a operacionalização será gerenciada pela Defesa Civil Estadual, que continuará trabalhando para integrar o novo recurso ao Sistema Alerta!ES.