dom 28/abril/2024 06:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Justiça de Itapemirim anula CPI para investigar construção de Terminal Pesqueiro de Itaipava

Erika Santos

O juiz Romilton Alves Vieira Júnior, da 1a Vara Cível de Itapemirim, concedeu mandado de segurança que anula a instalação na Câmara Municipal da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Terminal Pesqueiro de Itaipava por ausência de fato que justifique uma investigação. A sentença foi proferida na última segunda-feira (9).

Em julho deste ano, o desembargador Carlos Simões Fonseca, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), concedeu uma liminar suspendendo temporariamente a CPI, instalada no Legislativo para apurar supostas irregularidades do prefeito Thiago Peçanha Lopes (PSDB) na construção do terminal. Na decisão, o magistrado também afirmou que não havia fato que justificasse a apuração. 

“Sob esse enfoque, da análise cuidadosa no manancial probatório, chego à conclusão de que não foram cumpridos os requisitos constitucionais que regem a matéria, especificamente a indicação pormenorizada do fato a ser apurado”, escreveu o juiz em sua decisão. 

Segundo a sentença do magistrado, “o objeto da apuração parlamentar, qual seja, ‘apurar em supostas irregularidades na execução de obras e serviços visando a construção do Conjunto Terminal Pesqueiro Público de Itaipava’, é genérico e impreciso, na medida em que não descreve os fatos que fundamentaram tal imputação, descumprindo, assim, o disposto no artigo 58, parágrafo 3°, da Constituição Federal de 1988”.

De acordo com Gabriel Coimbra Quintão, procurador da Prefeitura de Itapemirim, essa norma veda investigação parlamentar genérica e abstrata para se evitar perseguições e abusos.

“A sentença confirmou a liminar e reforçou ainda mais a nossa tese: de que a CPI do Terminal Pesqueiro nunca teve prova de irregularidade nem fato a se investigar, pois os vereadores não apontam o objeto da investigação. É genérico, incerto e abstrato, o que é vedado pela Constituição: o art. 58, parágrafo 3º, exige expressamente fato determinado”, afirmou Gabriel Quintão Coimbra.

Terminal

O Terminal Pesqueiro de Itaipava será o maior do Espírito Santo. Ele teve suas obras iniciadas em 2016. Ao todo, terá 7.850 metros quadrados, podendo atender 400 pescadores por dia. A inauguração está prevista para novembro.

A estrutura contará com um píer e guinchos para retirada do pescado das embarcações. No próprio local os peixes poderão ser limpos, cortados e preparados para serem vendidos.

O projeto também prevê a instalação de uma escola náutica para formação de futuros pescadores. No terminal também funcionará um pequeno estaleiro, que permitirá a realização de consertos nos barcos.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais