Comum entre homens acima de 50 anos com histórico de uso excessivo de álcool e cigarro, o câncer de boca é uma doença que mata cerca de 3 mil pessoas por ano no Brasil. Mas, quando diagnosticado cedo, ele é altamente curável.
O assunto foi discutido entre os dias 5 e 9 deste mês durante a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal em todo país, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa estimular junto aos gestores de saúde e à população, ações preventivas e campanhas educativas sobre o tema.
A cooperativa de planos odontológicos Uniodonto lançou uma campanha informativa sobre o tema buscando diminuir as estatísticas de pacientes afetados pela doença.
“Setenta por cento dos casos de câncer de boca são diagnosticados em homens acima dos 50 anos. E mais de 50% dos casos só são descobertos em estágios avançados da doença. É por isso que levar conhecimento sobre o assunto é tão importante para nós”, afirma Adriano Bastos Barbosa, presidente da Uniodonto Sul Capixaba.
Fique por dentro
Grupo de risco
O câncer de boca é uma doença muito comum entre homens acima de 50 anos com histórico de uso excessivo de álcool e cigarro.
Sinais importantes
- Feridas que lembram aftas e que não cicatrizam.
- Manchas brancas ou vermelhas na região interna da boca.
- Nódulos na região do pescoço.
Como se prevenir
- Não fume.
- Evite o consumo excessivo de álcool.
• Mantenha em dia sua higiene bucal. - Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
O que eles dizem
Diagnóstico correto
“Sempre que acharmos algo diferente na nossa boca como uma lesão ou placa branca, uma mancha muito vermelha ou irritada e até mesmo uma afta que demora mais de 15 dias para cicatrizar, deve-se procurar um cirurgião dentista para fazer um correto diagnóstico e tratamento.”
Claudia Azeredo, cirurgiã-dentista do Rio de Janeiro.
Trabalho de prevenção
“O câncer da cavidade bucal e da orofaringe é uma doença evitável quando feito um trabalho de conscientização e de prevenção, mas que causa muito sofrimento e morte anualmente. A prevenção é o melhor tratamento.”
Paulo Brunoro, oncologista de Cachoeiro de Itapemirim.
Lesão pode ser sinal
“O diagnóstico precoce do câncer de boca é bem importante. O quanto antes notar uma lesão na sua boca onde não consegue diferenciar do normal e que não cicatriza, procure um cirurgião dentista e faça seu diagnóstico o mais precoce possível.”
Adriana Sesti Paz, cirurgiã-dentista de Porto Alegre.