No primeiro fim de semana de funcionamento em Cachoeiro de Itapemirim, o Disk Aglomeração da prefeitura recebeu 175 denúncias. De acordo com a central de atendimento, de sexta-feira (15) a domingo (17), houve 130 denúncias relacionadas à aglomeração em estabelecimentos, 40 denúncias sobre aglomeração em outras áreas e cinco denúncias de uso irregular de máscaras, em plena pandemia de coronavírus.
Atendendo aos chamados do Disk Aglomeração, bem como a outras demandas relativas a suas funções, a Guarda Civil Municipal (GCM) percorreu mais de 30 bairros, distritos e localidades no fim de semana. A equipe de Fiscalização de Posturas, por sua vez, realizou 223 vistorias a estabelecimentos, com 23 notificações expedidas e cinco interdições realizadas – números que abrangem tanto o atendimento ao Disk Aglomeração, quanto ao trabalho de fiscalização rotineiro.
Com o Disk Aglomeração, a população pode fazer ligações para o número 153, central de atendimento montada pela Prefeitura de Cachoeiro, e denunciar a ocorrência de aglomeração de pessoas tanto em áreas públicas, quanto em estabelecimentos e locais privados.
Também são recebidas reclamações a respeito do descumprimento de outras medidas sanitárias em vigor, como o não uso de máscaras no interior de estabelecimentos comerciais.
Providências
A central atende todos os dias da semana, 24h. Após o recebimento da denúncia, a demanda é repassada para os agentes responsáveis por tomar as devidas providências. Se o problema persistir nas 24h seguintes, o denunciante deverá ligar, novamente, para reforçar o pedido.
“A quantidade de demandas para atender, diariamente, é muito grande, mas estamos sempre aprimorando os nossos procedimentos, de forma a tornar o combate à Covid-19 cada vez mais efetivo”, afirma o coordenador do Sistema de Comando de Operações (SCO) de combate à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes.
“O poder público municipal está fazendo todo o possível para combater a pandemia em Cachoeiro, mas precisamos da contribuição de cada cidadão. Portanto, frisamos mais uma vez: não saia de casa, se não for realmente necessário; não faça aglomerações e denuncie aqueles que descumprirem as regras”, destaca o prefeito Victor Coelho.
Canais de comunicação
Disk Aglomeração
Central de atendimento a denúncias de aglomerações tanto em áreas públicas, quanto em estabelecimentos e locais privados (incluindo residências, se for o caso). Também são recebidas denúncias de descumprimento de medidas no comércio, como a não utilização de máscaras. Funciona todos os dias da semana, 24h, atendendo pelo telefone 153.
Ouvidoria Geral do Município
Recebe solicitações gerais relacionadas a serviços públicos municipais. Pode ser contatada pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral; pelo aplicativo de celular “TodosJuntos“; pelo e-mail ouvidoria@cacheiro.es.gov.br; e, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelos telefones 156 e (28) 98814-3357 (WhatsApp).
Ouvidoria Geral do SUS
Recebe solicitações de saúde pública, como as relacionadas à pandemia de Covid-19. Pode ser contatada por meio de sua página no portal da Prefeitura; pelo aplicativo de celular “TodosJuntos“; pelo e-mail saude.ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br; e, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelos telefones 0800 081 1696 e (28) 3521-1696.
Segurança Pública
Para demandas específicas relacionadas a segurança pública, como denúncias de ações criminosas, é preciso acionar as forças de segurança que atuam no município pelo telefone 190. O atendimento é 24h.