O Núcleo Pedra (NP), associação que atende ao público LGBTQIA+ em Cachoeiro, lançou o Projeto Todas as Vidas Importam, que prestará atendimento psicológico gratuito a partir do trabalho de voluntários. As inscrições são on-line.
O objetivo é atender quatro pessoas por mês e a seleção dependerá do grau de urgência, vulnerabilidade social e outros riscos, esclarece Geovane Roberto, coordenador do NP.
O projeto ainda está na fase inicial, e a equipe está fazendo as inscrições e conhecendo as demandas para então começar os atendimentos de forma efetiva no Centro de Cultura Afro-brasileiro “Ele Axé Opo Elemoso”, no bairro Novo Parque.
Flávia Dias Scantamburlo é uma das psicólogas que atenderá nesta fase inicial do projeto e diz que a ideia surgiu após uma de suas palestras dedicadas às atividades do “Setembro Amarelo”.
A psicóloga conta que quando esteve no espaço do NP conhecendo o trabalho social desenvolvido, se convenceu da necessidade desse serviço chegar à população mais carente, excluída, sem acesso a atendimento psicológico.
“O objetivo do projeto é colocar o atendimento psicológico ao alcance dessas pessoas, trabalhando suas questões, suas demandas, desfazendo a ideia de que psicologia é algo voltado apenas para as pessoas de classes sociais mais favorecidas economicamente”.
“Tinha muitas pessoas ao nosso redor sofrendo e a gente não percebia. Depois da palestra do Setembro Amarelo sobre depressão ficamos muito chocados e tivemos a iniciativa desse projeto. Já temos um projeto de distribuição de cestas básicas que ajuda muitas famílias”, relata Geovane.