sáb 27/abril/2024 15:17
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto Anete Lacerda

Hospital Unimed de Cachoeiro é o primeiro do Estado a usar inteligência artificial

redacao
Redação Dia a Dia

O Hospital Unimed de Cachoeiro é a primeira unidade hospitalar do Espírito Santo a utilizar a tecnologia da Laura Inteligência Clínica, uma inteligência artificial capaz de monitorar os pacientes em tempo real e identificar aqueles com trajetória de risco.

A Laura é um dos projetos estratégicos da cooperativa, para aprimorar a segurança na assistência aos clientes e salvar vidas e sua tecnologia permite conectar e analisar instantaneamente os dados dos pacientes, traçando o perfil, sinalizando ações a serem adotadas e facilitando a priorização dos atendimentos pelas equipes assistenciais.

A ferramenta é fornecida pela startup curitibana Laura e já está presente em mais de 40 instituições de saúde. Segundo a healthtech, em mais de 11 milhões de atendimentos realizados, a Laura ajudou a reduzir o tempo de internação e de mortalidade hospitalar em 10% e 25%, respectivamente.

A inteligência artificial e tecnologia cognitiva utilizados tornam o acesso aos protocolos clínicos mais rápido e permitem o gerenciamento de dados da rotina hospitalar, dando suporte às decisões clínicas.

“Vale ressaltar que a solução não se restringe, apenas, aos médicos, mas sim a toda cadeia dos cuidados com os pacientes”, afirma o diretor médico e cofundador da Laura, Hugo Morales.

Segundo o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista, a Laura é uma das iniciativas da cooperativa para aumentar a segurança e oferecer uma melhor experiência de atendimento aos clientes, padronizando e melhorando fluxos de condutas no atendimento dos clientes hospitalizados.

A expectativa é utilizá-la em 100% dos pacientes, ampliando inclusive para a Maternidade com os atendimentos pediátricos.

Leandro Batista diz que com essa tecnologia inédita no Estado, o Hospital Unimed consegue avaliar se o paciente apresenta deterioração ou piora clínica, antecipar as condutas e evitar complicações por meio de intervenções precoces.

Segundo o presidente, tudo é automatizado e em tempo real, permitindo acesso rápido ao histórico dos pacientes, exames laboratoriais, emissão de alertas e atualizações instantâneas e personalizadas.

“Isso contribui para a redução de intercorrências e situações de gravidade que podem levar a necessidade de cuidados em UTI. É a inovação que vem somar ao cuidado”, completa.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais