A Biblioteca Pública do Espírito Santo passa a contar com 792 exemplares de mangás, os quadrinhos típicos japoneses. A doação foi feita nesta terça-feira (8) por uma comitiva do Consulado Japonês em visita ao governador Renato Casagrande.
O objetivo da doação é estimular o interesse dos capixabas pela cultura japonesa.
A ação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); a Fundação Japão, órgão ligado ao Ministério de Relações Exteriores japonês; e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
A comitiva foi recebida pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta. Participaram do encontro, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha; o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba; e o representante da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki.
Quem quiser conhecer os títulos pode visitar a Biblioteca Pública e mergulhar no universo dos mangás. Os livros ficarão disponíveis para leitura somente nas instalações da BPES.
“Os brasileiros têm muita admiração pelos japoneses e sua cultura milenar. Um povo que enfrentou muitas dificuldades na história e sempre venceu com muita elegância, educação, cultura e respeito. Valorizam o ambiente familiar e respeitam a natureza”, disse o governador.
Masaru Susaki explicou que a Fundação Japão tem o objetivo de firmar relações e vínculos com administrações do mundo todo a fim de levar a cultura japonesa para outros países, como uma espécie de intercâmbio artístico.
“Introduzimos nossa cultura para os brasileiros por meio das artes cênicas, música, literatura, exposições de arte tradicionais e contemporâneas e os mangás. Apenas oito bibliotecas estatais no Brasil contam com este acervo de títulos”, disse.
Serviço:
- Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Avenida João Batista Parra, 165, bairro Praia do Suá – Vitória
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h