ter 7/maio/2024 10:08
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Uma tonelada de pó de café com mofo e milho é apreendido na Grande Vitória

redacao
Redação Dia a Dia

Mais uma vez, a  Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) apreendeu nesta segunda-feira (2), cerca de uma tonelada de café, somando mais de 2 mil pacotes de três marcas.

O trabalho foi realizado em operação conjunta com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Ales). Os pacotes foram apreendidos durante a quarta fase da operação de combate ao comércio de cafés com irregularidades, realizada pela Decon.

Laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) aponta que as três marcas apresentaram umidade excessiva, mistura de milho e até mofo foram recolhidas das prateleiras de oito supermercados de Cariacica, Serra, Vila Velha e Viana.

Esta não é a primeira vez que a Decon apreende o produto adulterado nos supermercados, inclusive de Cachoeiro. Conforme a presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá, desta vez o foco da operação que combate a comercialização de cafés irregulares foi a umidade do produto.

“Apreendemos os cafés das marcas Liva (Tradicional e Extra Forte), Sol Poente e Caparaó Capixaba. Os três apresentam umidade entre 13,95 a 17.91%, sendo que o máximo de umidade permitido por lei é 5%. No café Sol Poente, foi encontrado indício de fungo por conta da umidade excessiva. No café Liva, a umidade varia de 13,90%, no tradicional, a 14,43%, no extra forte, e o produto traz na embalagem o selo de pureza da Abic”, relatou a deputada durante coletiva concedida à imprensa.

Ainda de acordo com a parlamentar, o café Caparaó Capixaba, que traz a informação de café especial no rótulo, teve a maior umidade registrada, além da presença de milho torrado, o que caracteriza fraude. “O fabricante do Café Caparaó é reincidente, porque é também fabricante do Café Pedigo, que já foi apreendido por irregularidades no ES”, completou a presidente da Comissão de Agricultura.

Operações

Desde o início do ano já foram realizadas quatro operações no Estado, sendo apreendidas mais de 80 toneladas de cafés irregulares de 10 marcas.

O próximo passo da operação é dar ciência à Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) para que os produtos irregulares possam ser retirados de comercialização. O consumidor que comprou algum desses produtos e se sentir lesado deve procurar o estabelecimento comercial para troca ou ressarcimento.

casagrande-drenagem-vila-velha-06-05-2024

Governador inaugura obras de macrodrenagem para reduzir alagamentos em Vila Velha

presidente-lula-rio-grande-sul-06-05-2024

Governo federal anuncia liberação de R$ 580 milhões para o Rio Grande do Sul

obras-guandu-macrodrenagem-06-05-2024

Trânsito é liberado em parte da Linha Vermelha, no bairro Guandu

gravida-morta-es-482-06-05-2024

Polícia investiga atropelamento que matou grávida e bebê em Cachoeiro

bombeiros-06-05-2024

Segunda equipe de bombeiros do ES segue para ajudar vítimas de enchente no RS

busto newton-braga-11-05-23

Último dia de inscrições para escolha do Cachoeirense Ausente 2024

amigos-musica-violao-05-05-2024

Onde está seu amigo músico?

arvore-outono-folhas-05-05-2024

Existência

Leia mais