Através da internet ou em programas matinais na televisão, aprendemos que uma pequena quantidade de exercício diário pode melhorar o humor, aliviar o estresse e potencializar a memória.
Com regularidade e dedicação aos treinos, qualquer pessoa sente que se exercitar é uma ferramenta poderosa para o bem-estar e para melhorar sua qualidade de vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de no mínimo 150 minutos semanais de atividade física leve, o que corresponde a 20 minutos diários, porém, muitas pessoas não atendem às diretrizes mínimas de atividade física e correm o risco de desenvolver problemas de saúde apenas por passarem muito tempo permanecendo sedentárias.
Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade St. George em Granada em 20 de novembro de 2019, descobriu-se que os exercícios que demandam mais força, como levantamento de peso e treinamento de resistência (musculação), são melhores para a saúde cardíaca do que as atividades aeróbicas, como natação, bicicleta, corrida ou caminhada.
São muitos os benefícios da musculação. Além do aumento de massa muscular, os hormônios ativados por essa atividade aumentam a produção do aminoácido triptofano, que é o responsável pela produção de endorfina e serotonina no corpo e são hormônios responsáveis pela sensação de bemestar, vitalidade e satisfação, além de beneficiar a saúde mental.
Exercitando-se regularmente também podemos prevenir algumas doenças crônicas como hipertensão, diabetes gestacional, doença arterial coronariana e todas as formas de câncer.