Após a anulação dos votos do Partido da Mulher Brasileira (PMB) por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizou, nesta segunda-feira (9), o reprocessamento da totalização dos votos para deputado estadual.
O procedimento resultou na perda do mandato do deputado Allan Ferreira (Podemos), de Cachoeiro de Itapemirim, e na convocação de Fabio Duarte (PP), ex-vereador da Serra.
A decisão foi conduzida pelo corregedor do TRE-ES, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, e decorre de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE nº 0602543-27.2022.6.08.0000), que identificou “candidaturas laranjas” no PMB.
A Procuradoria Regional Eleitoral foi responsável pela ação, que concluiu pela nulidade dos votos obtidos pelo partido e determinou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.
Com a redistribuição, Fabio Duarte, que disputou o pleito pela Rede Sustentabilidade, conquistou o mandato por média e ocupará uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Já Allan Ferreira passa a ser o primeiro suplente do Podemos.
No entanto, ele pode reassumir o mandato em janeiro, no início da próxima legislatura. Isso porque o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) foi eleito prefeito de Linhares, no norte do Estado, deixando a vaga em aberto.