Alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim retornarão às escolas, aos poucos, após quase um ano longe dos ambientes escolares, devido à pandemia de Covid-19. Os primeiros serão os das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que retomam as aulas presenciais nesta quinta-feira (18).
Segundo a prefeitura, as unidades estão preparadas para receber os estudantes, com todos os protocolos de segurança sanitária recomendados, mas é indispensável que toda a comunidade escolar abrace as medidas preventivas.
O uso constante de máscaras, por exemplo, deve ser uma das orientações que as famílias dos alunos precisam reforçar. É fundamental, também, que pais e responsáveis salientem a necessidade do distanciamento social, evitando contatos físicos.
Recomendações
De acordo com a prefeitura, é bom que as famílias confiram se, junto com os materiais escolares, os alunos estejam levando máscara extra para troca, sacolinha de armazenamento para as máscaras usadas, fracos com álcool em gel 70% e garrafinha de água individual. Aliás, esta é outra recomendação a ser reforçada: o não compartilhamento de materiais, alimentos e objetos.
“O retorno de forma gradativa às aulas presenciais na rede municipal de ensino demandará uma atitude colaborativa de toda comunidade escolar, num esforço comum e comprometido, como medida para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus”, salienta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
No modelo híbrido, as aulas voltam num novo formato, com as atividades presenciais funcionando com revezamento de turmas. Na metodologia, o objetivo é unificar o aprendizado repassado de maneira presencial e não presencial. Para esta retomada presencial, as escolas fizeram levantamento do quantitativo de alunos por turma e por turno, dividindo-os em grupos para o revezamento.
O retorno presencial das demais turmas acontecerá da seguinte forma: em 8 de março, as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental; em 22 de março, as turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental; em 5 de abril, as turmas da pré-escola (Pré I e Pré II) da educação infantil; em 19 de abril, as turmas de maternal III e IV da educação infantil; em 3 de maio, as turmas de maternal I e II da educação infantil.