sáb 2/março/2024 06:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Amor pelo Papel

escritoras-cachoeirenses2-07-01-23
Escritoras Cachoeirenses

Pouco antes de escrever esta que é a minha primeira coluna aqui, descobri que no dia 23 de janeiro é comemorado o dia da escrita em papel e me perguntei: será que ainda são muitos aqueles que, como eu, amam o papel?

Foi no papel que fizemos os primeiros rabiscos e, depois, as primeiras letras, sílabas, palavras, frases, até chegarmos aos textos, mais curtos ou mais longos, aos quais nossa imaginação nos levou.

Escrever em papel exercita várias das nossas habilidades e nos traz intimidade com esse meio físico que acaba por se tornar parte de nós, da nossa história e da nossa produção. Apesar da facilidade de escrever em dispositivos eletrônicos, como eu faço no momento em que escrevo para vocês, nunca pensei em abandonar o papel, seja sob a forma de planejadores, blocos de rascunhos ou de recados, cadernos e tudo o mais que as papelarias puderem oferecer.

A leitura em meio físico também nos permite sensações que a tela não pode nos dar. Vejo muita gente lendo livros no transporte público e sinto o alívio de saber que, ao contrário do que se previa, há mais de duas décadas, o livro impresso não acabou e nem deve acabar tão cedo. Mudam as formas de se produzir e consumir informação, mas nosso amor pelo papel permanece!

 

Emília Nazaré. Cachoeirense adotiva, passou a infância na cidade, cresceu no Rio de Janeiro alimentando o sonho de um dia voltar, e retornou ao ES em 2020. Atualmente, reside na Grande Vitória. Escreve desde a infância e já teve publicações em diferentes formatos
Poupança

Espírito Santo é o Estado com melhor índice de poupança do País

PPPiluminação

Parceria de iluminação pública será autorizada na próxima semana

BME

Efetivo de 45 militares retira ocupantes de área pública em Mimoso

Bom Jesus do Norte

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte

idosos_atividades

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

ArmaGuaçui

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Delegacia_Marataízes

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Crack_Alegre

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

Leia mais