Ciclistas capixabas da Equipe Costelo, entre eles o cachoeirense Alexandre Cardoso, disputam nos dias seis e sete de novembro, em Campos dos Goytacazes, a 76ª Prova de São Salvador. A largada e o circuito ficam na praça central do município.
Criada em 1944 por Geraldo Maria Ferraioulli para homenagear os veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a prova reúne os melhores atletas de vários estados do país e até do exterior.
“Isso faz com que a vitória seja sempre muito difícil, mas iremos com a força máxima para mais uma vez conquistar o local mais alto do pódio”, destaca o atleta Jacks Santos, que migrou das provas de automobilismo para o ciclismo há cerca de um ano.
Prova contra o relógio
No dia seis será realizada a prova de CRI (contra-relógio-individual), em que o ciclista corre sozinho e tem que cumprir o percurso no menor tempo possível.
Já no dia sete ocorre a prova principal, em que os ciclistas largam em pelotões e disputam entre si, envolvendo estratégias diversas e muita adrenalina.
“Estaremos presentes em diversas modalidades, sempre buscando o posto mais cobiçado do pódio. É uma prova para velocistas, em circuito com chegada em uma ampla reta e levemente inclinada, o sprint final é sempre emocionante”, ressalta Jacks Santos.
Alexandre Cardoso e a prova de São Salvador
O ciclista cachoeirense, que pedala profissionalmente desde a adolescência, já foi campeão da Prova de São Salvador em 2007 e 2018.
Ele participa da prova pelo menos desde 1994, quando foi eleito o atleta mais disciplinado da competição. Alexandre conquistou também o 3º lugar nas provas de 1997, 2000 e 2009, o 4º lugar em 2008 e o 5º lugar em 2010.
Copa Capixaba de MTB
O ciclista Alexandre Cardoso venceu a última etapa da Copa Capixaba de MTB na Categoria Master B2 e é o campeão capixaba.
A prova foi realizada em Itaúnas no sábado e domingo (30 e 31). Os atletas percorreram 71 km no sábado e 50 km no domingo, pelas trilhas do município no norte do estado.
Alexandre conta que o tempo estava firme, com muito sol e calor, o que exigiu muito esforço. O filho do campeão capixaba, Alexandre Fiório Cardoso, conquistou o 3º lugar na Categoria Super Elite.