A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou a fase de testes dos novos abrigos de ônibus. O residencial Otílio Roncete, no bairro Gilson Carone, foi o escolhido para receber o protótipo, que será avaliado pela comissão técnica examinadora da administração, na próxima segunda-feira (16). A instalação do modelo começou a ser feita na quinta-feira (12).
O objetivo é verificar se todas as especificações exigidas no edital de licitação serão atendidas – dimensões, materiais utilizados, acabamento e outros elementos técnicos.
“É uma avaliação criteriosa, que apontará se a empresa tem ou não expertise para fazer a instalação do modelo de ponto de ônibus que o município quer instalar”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.
O relatório de avaliação do protótipo deverá ficar pronto em uma semana. O documento informará se todos os requisitos foram atendidos ou se será necessário fazer adequações na estrutura apresentada. Caso haja a indicação de ajustes, a empresa terá 15 dias para fazê-los, a contar da emissão do relatório.
Se o protótipo for aprovado, a prefeitura iniciará os procedimentos para assinatura do contrato com a empresa, respeitando os prazos para recursos. Assim ocorrendo, a Semdurb estima que os abrigos comecem a ser construídos dentro de dois meses.
A cidade hoje possui 2.025 paradas de coletivos O edital de licitação prevê o tratamento de 308 pontos de parada de ônibus em Cachoeiro, a partir da instalação de novos abrigos de passageiros e totens. A Prefeitura pretende investir até R$ 5 milhões na construção das estruturas.
A mudança nos pontos de ônibus é parte integrante do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), sancionado pelo prefeito Victor Coelho em dezembro passado.