Uma base de dados completa, com informações de geometria, do material utilizado para a construção de uma praça ou escola e até do custo. Esta metodologia inovadora de trabalho passa a ser adotada pelo município de Cachoeiro de Itapemirim.
A prefeitura instituiu, por meio de decreto, a Estratégia Municipal de Disseminação do Building Information Modelling – BIM. A tecnologia envolve todos os projetos de construção de edificações com softwares que armazenam informações dentro de um modelo virtual, e que impacta em toda a gestão municipal.
Com o BIM (ou Modelagem da Informação da Construção), além do armazenamento de dados importantes para execução dos projetos e a criação do modelo arquitetônico, vai ser possível realizar testes para verificação da confiabilidade e resolução de conflitos entre as áreas envolvidas (estrutura, rede elétrica, hidráulica, entre outros).
“Cachoeiro é o primeiro município do Brasil a fazer um decreto para implementação do BIM a nível local. É uma metodologia de trabalho muito inovadora. O tempo de elaboração de um projeto arquitetônico poderá ser diminuído drasticamente, e as informações armazenadas terão absoluta precisão, evitando gastos desnecessários de tempo e recursos com situações imprevistas”, explica o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.
A nova metodologia permitirá a informatização dos dados da administração municipal como um todo, e poderá ser utilizada mesmo depois da conclusão do projeto das edificações.
O decreto que institui a BIM foi publicado na última quarta-feira (4), no Diário Oficial do Município. Os novos softwares serão adquiridos via licitação em aproximadamente 90 dias.
Os servidores serão capacitados para utilização da metodologia de trabalho. A expectativa é de que a implementação do BIM em Cachoeiro seja concluída em 1 ano e meio.
“Este é um primeiro e grande passo que nós damos rumo a uma administração municipal ainda mais inovadora, eficiente e transparente. O trabalho de implementação deve ser cuidadoso, porque envolve não apenas tecnologia, mas também qualificação dos profissionais e normatização de procedimentos.”, destaca o prefeito Victor Coelho.