O governador Renato Casagrande divulgou na manhã deste sábado (18) o novo mapa da matriz de risco da Covid-19 que passará a valer na semana que vem. Dentre as novidades está a que o Estado voltou a ter municípios classificados como risco baixo: são 19 no total. Cachoeiro de Itapemirim, que estava na zona vermelha, retrocedeu para o risco moderado e, com isso, o comércio poderá funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
As mudanças só foram possíveis porque a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fechou a semana abaixo de 80%, o que permitiu a diminuição de risco no novo mapa.
“Caímos de 80% (de ocupação de leitos de UTI), mas ainda estamos perto de 80%. Assim, a gente consegue fazer com que alguns municípios voltem a ser risco baixo e alguns moderados. Mas, se não tomarmos os cuidados necessários, voltaremos para acima de 80% e aí o Mapa fica todo amarelo e vermelho novamente”, destacou Casagrande.
O novo mapa tem agora 14 municípios em risco alto, 45 para o moderado e 19 em risco baixo. Na Grande Vitória, apenas Cariacica segue na zona vermelha. Vila Velha, Serra, Vitória e Viana passaram para o risco moderado e o comércio poderá deixar de funcionar em dias alternados. Nas cidades classificadas no risco baixo, o comércio poderá funcionar aos sábados.
Momento de cautela
O governador reforçou a necessidade de cautela em relação aos trabalhos e cuidados a serem tomados. Ele reforçou que o uso de máscara e a proibição de aglomerações seguem valendo em todo o Espírito Santo, independentemente do grau de risco do município.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“É um pedido permanentemente nosso e de toda autoridade sanitária do mundo. Estamos em um momento ainda que exige toda cautela, mesmo municípios em risco baixo, mesmo voltado para moderado, exige cautela, distanciamento social, isolamento para quem puder, exige uso de máscara, que é obrigatório no Estado todo. E a não aglomeração é também uma orientação para o Estado todo”, disse Casagrande.
Classificação das cidades
Risco alto
Alto Rio Novo Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.
Risco moderado
Afonso Cláudio, Agua Doce do Norte, Aguia Branca, Alegre, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pinheiros, Piuma, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.
Risco baixo
Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Muniz Freire, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.