Uma das novidades do Espaço Cidadão que a Câmara de Cachoeiro inaugura nesta quarta-feira (18), às 18h, é a Escola do Legislativo, que atuará na realização de cursos para servidores e vereadores, e na oferta de treinamentos e capacitações oferecidas por escolas de outros órgãos, como Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e outras Câmaras.
O espaço é aberto à comunidade, que poderá atuar no desenvolvimento do projeto A Escola vem à Câmara, que incentivará a visita de estudantes ao Legislativo cachoeirense para conhecer o seu funcionamento. Segundo o vereador Diogo Pereira Lube, coordenador da Escola, o cronograma de visitas já está pronto.
A Escola do Legislativo também tem como função editar publicações com as informações mais buscadas por estudantes, professores e pela comunidade em geral.
“Preparamos um planejamento de alto nível, capaz de oferecer capacitação em algumas áreas e conhecimento sobre o Legislativo cachoeirense e tudo que envolve o interesse público”, ressalta o presidente da Casa, Alexon Soares Cipriano.
O Espaço Cidadão conta ainda com outros serviços, como a Ouvidoria Geral, a Ouvidoria Racial Monsenhor Jeferson Luiz Magalhães e a Ouvidoria da Mulher Leonilda Gava Barros (Dona Nega), que recebeu o nome em homenagem à primeira mulher eleita vereadora em Cachoeiro, e que já confirmou presença ao evento.
“Em nome de Dona Nega homenageamos todas as mulheres que já tiveram assento nesta Casa de Leis”, enfatiza o presidente.
Reuniões
Outro serviço disponível para associações e entidades é a Casa das Comunidades José Paradella Neto, que poderão fazer reuniões, fazer ofícios e encaminhar demandas.
“Já fizemos contato com a Associação de Contabilistas e com as faculdades, para que todos possam estar com a documentação em dia. Isso é muito importante e geralmente é um serviço que as associações não podem pagar, ou não têm noção da importância da legalização da instituição”, enfatiza Alexon.
No Espaço Cidadão funcionará também a Biblioteca Deusdedit Baptista.