Em comemoração ao Outubro Rosa, a Comissão Especial de Acompanhamento, Discussão e Apoio aos Familiares e Portadores de Doenças Raras da Câmara de Cachoeiro promoverá palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama nesta quarta-feira (4) durante a sessão de Educação Parental que acontece em atenção à saúde mental das mães de crianças portadoras de doenças raras. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa.
Prevenção à saúde e autoconhecimento serão as palavras-chave da palestra desse mês. “Quando essas questões passam despercebidas é que se instala a indesejada doença”, alerta Adriana Bonandi, psicóloga responsável pela palestra. Essa parceria com as mães de raros é importante, e o olhar para o autocuidado é o primeiro passo. “Estamos vivendo mais, sujeitas a mais doenças, e precisamos realmente desse olhar, de sair do foco da doença e ir para o foco da saúde. O Outubro Rosa não deve significar só uma campanha”, enfatizou.
Ao final do encontro, será servido um Café Afetivo, lembrando as antigas mesas das mães. Lojas do comércio cachoeirense patrocinaram brindes para sorteios.
A Comissão
A organização do evento é da Comissão Especial de Acompanhamento, Discussão e Apoio aos Familiares e Portadores de Doenças Raras, da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, criada em abril desse ano, presidida pelo vereador Paulinho Careca (PSB) e mais sete vereadores como membros, contando com a mobilização de pacientes e profissionais voluntários por meio do Projeto Mova-se e Projeto Espaço Criança Feliz.
Os encontros são mensais, abertos ao público interessado, e os temas das palestras variam, de acordo com a especialidade dos profissionais voluntários. Paralelamente, psicólogos, psicanalistas, nutricionistas e educadores parentais voluntários do programa, realizam atendimentos gratuitos durante todo o mês em suas clínicas particulares e/ou por videoconferência.