Um total de 170 estudantes capixabas vão poder aprofundar o conhecimento em um novo idioma viajando para países como Estados Unidos, Canadá e Chile. E o melhor, com todas as despesas pagas.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelo governador Renato Casagrande em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.
Os alunos que estudam espanhol nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) vão para o Chile e os que estudam inglês vão aprimorar o aprendizado do idioma nos Estados Unidos ou Canadá.
“Esse programa nos alegra muito e será ampliado nos próximos anos. Ele não só proporciona o aprendizado de uma nova língua, mas também oferece uma imersão cultural. Essa experiência será fundamental para o futuro dos estudantes e fará com que valorizem ainda mais o Espírito Santo”, destacou Casagrande.
O intercâmbio faz parte do Programa de Intercâmbio Estudantil, que oferece uma oportunidade única para que os alunos aprimorem suas habilidades no inglês ou no espanhol, além de expandirem seus horizontes culturais.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que o programa, já consolidado, não só melhora o idioma dos estudantes, mas também é uma experiência pessoal transformadora.
Segundo o secretário, os 170 alunos, selecionados por meio de um rigoroso processo que avaliou desempenho acadêmico e fluência no idioma, passarão três meses em seus países de destino, com embarque previsto para dezembro.
Ao todo, foram distribuídas 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 para o Canadá e cinco para o Chile.
O vice-governador Ricardo Ferraço também enfatizou a importância de investir em educação e formação: “A qualificação e a formação são os segredos do sucesso para qualquer cidadão. Esse programa reflete nosso compromisso com o desenvolvimento pessoal dos jovens capixabas.”
Os alunos que participarão do intercâmbio em 2024 estão animados e ansiosos. Ana Clara Gomes de Oliveira, uma das selecionadas, comentou: “Estou muito feliz e honrada por essa oportunidade. Comecei a me interessar pelo inglês aos 11 anos e, com o incentivo dos professores, me dediquei. Esse intercâmbio é um sonho realizado.”
Já Clara Mavi Sampaio Palmeira, intercambista em 2023, incentivou os novos participantes: “Aproveitem ao máximo! Fazer o intercâmbio foi uma das mais importantes experiências da minha vida. Vocês vão aprender muito, fazer amigos e viver momentos incríveis.”