A chuva ininterrupta que alterna entre fraca e moderada sobre várias cidades da região Sul do Espírito Santo, está deixando a população em alerta. A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim e de Mimoso do Sul estão monitorando o nível dos rios Itapemirim e Itabapoana.
A queda de árvores e possíveis deslizamentos de barrancos às margens das vias e rodovias também servem de alerta. Apesar da preocupação, a frente fria que está estacionada sobre o Espírito Santo não provocou nenhuma ocorrência grave.
Embora a chuva seja constante em Cachoeiro, o que mais preocupa a Defesa Civil no momento é o nível do Rio Itapemirim, que subiu mais de 1 metro acima do normal.
No Rio Itapemirim, as pedras que ficavam visíveis, nesta quinta-feira (4) estão submersas devido ao volume de água, entretando essa cheia não chegou a causar nenhum desastre ou transbordamento.
A Defesa Civil de Cachoeiro segue monitorando o Itapemirim e também o rio que corta o município de Castelo, devido as chuvas constantes e ao fato de que o rio da cidade desagua no Itapemirim
Rio Itabapoana
Em Mimoso do Sul, o Diretor Municipal de Proteção e Defesa Civil, Leonardo Ferreira da Silva, informou que segue monitorando e faz alguns alertas.
“Estamos acompanhando possíveis deslizamentos às margens de vias, tivemos quedas de duas árvores na rodovia que liga Mimoso a Conceição do Muqui mas a empresa responsável está providenciando a remoção.”
O rio Itabapoana é outra preocupação da Defesa Civil. “Estamos com um alerta sobre o rio Itabapoana que pode atingir o distrito de Ponte Itabapoana. Mas o rio que corta Mimoso está sob controle, a chuva segue de fraca para moderada mas sem ocorrência de inundação ou enchente.”
Leonardo deixa um recado importante à população. “Quem mora abaixo de barranco ou tem a residência na base do barranco ou mesmo em cima, na borda do barranco, precisa tomar cuidado com possíveis deslizamentos ou queda de muros e árvores devido a chuva constante.”
Previsão
A chuva não dá tregua no Espírito Santo e o tempo deve permanecer fechado até o fim de semana. A previsão para a região sul capixaba é de que continue ocorrendo pancadas de chuva nesta quinta-feira (4).
O Incaper, informa que nesta quinta-feira, a instabilidade ganha força no Estado por causa da passagem da frente fria que mantém a presença do canal de umidade no estado.
O orgão emitiu nota sobre previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões, com chance de acumulados expressivos em áreas das regiões Sul e Serrana. O vento sopra com até moderada intensidade no trecho litorâneo.
Na Região Sul, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado pelo litoral.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 32 °C.
Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 29 °C.
Na Região Serrana, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 30 °C.
Nas áreas altas: mínima de 21 °C e máxima de 29 °C.
Na Região Norte, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos.
Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 32 °C.
Na Região Noroeste, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 33 °C.
Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 23 °C e máxima de 31 °C.
Na Região Nordeste, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado pelo litoral.
Temperatura mínima de 25 °C e máxima de 32 °C.
Na Grande Vitória, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Vento moderado pelo litoral.
Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 31 °C.
Vitória: mínima de 24 °C e máxima de 31 °C.
Mimoso do Sul