qui 20/junho/2024 23:14
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Colégio Jesus Cristo Rei comemora a Semana da Madre Gertrudes

Matheus Ramos

Há 92 anos chegou a Cachoeiro de Itapemirim uma irmã, nascida na Itália, que iria fundar uma importante congregação religiosa e uma das mais tradicionais escolas do Estado, o Colégio Jesus Cristo Rei.

Nos últimos dias, o colégio realizou várias atividades em homenagem à Madre Gertrudes de São José, que também fundou a Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, entidade com atuação na área da educação, saúde e assistência.

Tradicional programação para homenagear a vida e missão dessa grandiosa mulher, a Semana da Madre Gertrudes começou na terça-feira (6) e seguiu até sexta (9). As atividades nas salas de aula ocorreram normalmente.

Durante toda semana os alunos e colaboradores do colégio puderam desfrutar de vários momentos, dentre eles, atividades culturais e celebrações preparados pela direção da escola junto ao setor pastoral.

Na terça-feira, foi realizado momento cívico em frente ao busto da Madre Gertrudes. Na quarta, todos puderam assistir a celebração eucarística no Ginásio Poliesportivo. Na quinta e sexta-feira, alunos participaram de palco cultural no momento do recreio.

Segundo a coordenadora pastoral Jéssica Fundão Pinheiro, a programação possui uma enorme relevância para o colégio, ressaltando valores que são possíveis observar na história da instituição de ensino.

“Sendo assim, a escola dedica uma semana em homenagem a vida  e história da Madre. Recordamos a vida desta mulher repleta de coragem e força e reafirmarmos em nós, a força e importância de uma vida entregue nas mãos de Deus”, ressaltou a coordenadora.

 

Quem foi Madre Gertrudes?

Madre Gertrudes de São José foi a fundadora do Colégio Jesus Cristo Rei e da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia que até hoje administra e coordena a escola.

Nascida na Itália, ela perdeu a mãe muito cedo. Seu pai, por não ter condições, a entregou a um orfanato, uma instituição católica, onde foi educada por irmãs. Desta forma, desde cedo teve contado com o âmbito espiritual e religioso.

Acabou ingressando na vida religiosa e vindo para o Brasil em missão.

Ao longo de sua caminhada cristã, seu coração sempre se inquietou diante das realidades e ambientes específicos que, para ela, necessitava de uma maior atenção.

Sempre teve um olhar voltado para os mais necessitados, para as crianças, jovens e doentes.

Em 10 de outubro de 1927, nasceu a Congregação das “Irmãs de Cristo Rei”. Madre Gertrudes de São José fundou a nova família religiosa com a ajuda da Irmã Josefina do Sagrado Coração.

Novos jovens são atraídos para a congregação, sendo as primeiras: Helena Cardoso, Emília Fontes e Luíza Debona.

Mais adiante, a jovem Martina Toloni se une ao grupo e se torna braço direito da madre, que na ocasião tinha 51 anos de idade.

No dia 1º de fevereiro de 1928 a escola inicia suas atividades.

Em 16 de março de 1949, Dom Luiz Scortegagna, então bispo da Diocese do Espírito Santo, vai a Cachoeiro levar os documentos pontifícios da Aprovação Diocesana para a Congregação, junto a mudança do nome de “Irmãs de Cristo Rei” para “Irmãs de Jesus na Eucaristia”, assim como as novas constituições aprovadas.

Agora o sonho de Madre Gertrudes está completo: a Congregação se consolida; recebe as aprovações eclesiásticas; organiza-se internamente, dando início à emissão pública dos votos perpétuos, a começar pela Madre Gertrudes.

 

Confira as fotos abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corrida_São_Pedro_Cachoeiro_09_04_2024

Começa a entrega dos kits da Corrida de São Pedro

PRF Policia-Rodoviaria-Federal-BRA-31-12

Cai número de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Leia mais