As escolas da rede estadual de ensino iniciaram nesta segunda-feira (29) o período de rematrículas, que segue até o dia 27 de novembro. Os pais de alunos também poderão fazer, neste mesmo período, as solicitações de transferência interna.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), as solicitações de rematrícula e de transferência interna podem ser feitas no site da Sedu no endereço www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2019.
A rematrícula é quando o estudante da rede pública estadual assegura a sua vaga, considerando a etapa ou a modalidade de ensino em que ele se encontra.
Já a transferência interna é quando o estudante permanece na rede pública estadual, porém solicita ingressar em outra escola.
Para a rematrícula ou a transferência interna, os pais ou responsáveis, ou ainda o próprio aluno, quando este for maior de idade, devem reafirmar o desejo de continuar ou mudar de unidade escolar.
A chamada pública escolar é o processo de matrícula na rede estadual que tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas e a sua permanência no processo de escolarização.
Pré-matrícula
Já o período de pré-matrícula da rede pública estadual, ocorrerá do dia 28 de novembro ao dia 14 de dezembro.
Nesta etapa, podem solicitar uma vaga na rede estadual os estudantes (com idade mínima de seis anos ou a completar até o dia 31 de março de 2019) matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada, e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino.
Quem solicitar a rematrícula, a transferência Interna ou a pré-matrícula deverá conferir o resultado da solicitação, no dia 16 de janeiro, no site da Sedu.