Uma comitiva do Banco Mundial (Bird) foi recebida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) nessa terça-feira (1º).
A pauta da reunião foi a captação de projetos destinados ao desenvolvimento rural sustentável, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a elaboração de proposta de financiamento a ser apresentada ao Ministério da Economia.
São financiamentos que partem de 50 milhões de dólares e são utilizados normalmente para a execução de projetos, no período de cinco anos, elaborados em com a equipe do Banco Mundial.
A instituição tem grande expertise nesse tipo de iniciativa. O montante estimado para o projeto da Seag é de 62,5 milhões de dólares.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, José Roberto Macedo Fontes, ressalta que alguns Estados, como a Bahia, Rio de Janeiro e o Mato Grosso têm ou já tiveram iniciativas com o Bird na área da agricultura, mas essa é uma ação inédita no Espírito Santo.
“Sem dúvidas vamos buscar esses recursos para que possamos realizar essa parceria tão importante e que vai gerar mais desenvolvimento para a nossa agricultura de base familiar”, ressaltou
Participaram da reunião a equipe do Banco Mundial composta pelo coordenador de Desenvolvimento Sustentável, Renato Nardello, a economista sênior, Marie Paviot, e o economista sênior para a Agricultura, Leonardo Bichara.
O gerente da unidade de Agricultura da América Latina, Diego Arias, e a economista sênior, Barbara Farinell, se conectaram por videoconferência.
O membro do Escritório Local de Projetos, Projetos e Inovação (ELPPI), Vinícius Reginatto, destacou que a Seag já executa projetos de desenvolvimento rural sustentável em linha com as diretrizes de grandes financiadores internacionais.
“Trazer mais recursos para potencializar essas iniciativas pode fazer a agricultura familiar capixaba dar um grande salto”, ressaltou.