Mais de 6,6 mil trabalhadores que atuam na limpeza urbana e no recolhimento de resíduos sólidos serão vacinados no Espírito Santo.
A vacinação começou nesta segunda-feira (12) em um ato simbólico com a presença do governador Renato Casagrande, realizado em uma empresa de serviços ambientais de Vila Velha, quando 20 funcionários receberam a primeira dose.
A categoria está incluída no grupo prioritário do plano nacional.
A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que os profissionais sejam imunizados nas empresas que prestam serviços.
“Atingimos 60% da população adulta com a primeira dose e mais de 22% da população adulta já foi completamente imunizada. O Espírito Santo é modelo de gestão da pandemia, com a abertura de leitos, na aplicação da vacina, na fé e na confiança da ciência”, afirmou o governador.
Casagrande destacou o início da vacinação em mais um grupo prioritário: “hoje iniciamos a imunização desse grupo prioritário que é muito importante, pois são trabalhadores que têm contato direto com material que pode estar contaminado”.
Ele ressaltou ainda: “Reforçamos a importância de também separar o material contaminado e avisar com um bilhete para que nossos profissionais da limpeza urbana possam separar e coletar de forma adequada”.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, reforçou a importância dessa parceria entre Estado e os municípios para o avanço da imunização da população.
Também estiveram no ato simbólico, a vice-governadora Jacqueline Moraes; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; a secretária de Saúde de Vila Velha e presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde, Cátia Lisboa.