Conhecido pelo potencial turístico da região do Caparaó, o município de Dores do Rio Preto formalizou o financiamento de R$ 1,2 milhão para investir em iluminação pública, por meio do Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo, o Procidades, operado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
A iniciativa visa a melhorar a qualidade de vida da população, trazendo mais segurança e conforto. A primeira parcela do financiamento, que foi liberada no mês de março, garante que o município dê os seus primeiros passos para uma iluminação pública mais moderna, impactando positivamente a vida dos rio-pretenses.
A responsável pelos financiamentos aos municípios no Bandes, Karina Corteletti, afirmou que o apoio pelo Procidades é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo. “Esse Programa possibilita que as cidades tenham um amplo acesso a recursos para investir nas mais diversas áreas, melhorando a qualidade de vida e promovendo o crescimento local”, ressaltou.
Ainda segundo Karina Corteletti, essa é uma excelente oportunidade para que os municípios possam modernizar sua infraestrutura, implementando tecnologias mais eficientes e sustentáveis, como é o caso do investimento em iluminação pública com lâmpadas de LED. Isso traz inúmeros benefícios para a região, desde a economia de energia elétrica até a melhoria da segurança pública.
“Dessa forma, o Bandes cumpre seu papel de fomentar o desenvolvimento econômico e social do Estado, promovendo o crescimento sustentável e contribuindo para o bem-estar dos capixabas”, completou Karina Corteletti.
O Procidades
O Programa criado pelo banco de desenvolvimento capixaba, em parceria com o Governo do Estado, é uma alternativa para acelerar o desenvolvimento regional capixaba e apoiar as prefeituras, oferecendo possibilidades de investimento em infraestrutura e modernização. Os recursos são ofertados para o aprimoramento da gestão dos municípios, com atendimento personalizado para cada prefeitura e de acordo com as demandas específicas de cada cidade capixaba.
Além de contar com condições competitivas e acessíveis a qualquer município, por meio do Procidades, muitos projetos podem ser apoiados e retirados do papel. Ao investir em infraestrutura e modernização na gestão pública, é possível o fomento do desenvolvimento local e também regional.
Condições operacionais:
Valor máximo financiável: R$ 5 milhões;
Prazo total: até 72 meses, incluídos até 12 meses de carência;
Taxa de Juros: 0,41% ao mês + Selic;
Garantias: vinculação de receitas de transferências constitucionais de ICMS e/ou FPM.
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito