Aquelas pedras reluzentes que enchem os olhos do consumidor na hora da compra passam por um processo de polimento para eliminar possíveis superfícies irregulares e ganhar brilho e beleza.
No setor de rochas ornamentais, as politrizes são responsáveis por polir as chapas de mármore, granito, quartzito, entre outras.
E um dos lançamentos apresentados na Cachoeiro Stone Fair, feira do mármore e granito que vai até sexta-feira (30), em Cachoeiro, é a politriz HP 24 cabeças, da Cimef Metalurgia.
A máquina de 18 metros de comprimento é capaz de fazer o polimento de mais de 35 chapas por hora.
O tamanho médio de cada chapa é de 5 metros quadrados (2 x 3 metros), mas o equipamento é capaz de polir peças maiores.
Leia mais: Casagrande prorroga pagamento de ICMS das operações feitas na Cachoeiro Stone Fair
O preço é sob consulta com a Cimef. A HP 24 cabeças, modelo em exposição na feira e que é lançamento, por exemplo, pode ser equipada com robô, enceratriz, aplicador de polímero, cavalete giratório, entre outros acessórios.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A politriz é fabricada sob encomenda, de acordo com a necessidade do cliente. Entre a encomenda e a instalação, leva em média de quatro a cinco meses.
“Cada máquina dessas é fabricada de acordo com o layout da empresa, porque a gente precisa saber onde vai instalar a máquina, o lado em que a chapa vai entrar e o lado em que ela vai sair. Isso vai de acordo com o cliente”, explicou Aníbal Neto, representante do Departamento Comercial da Cimef.
Leia mais: Prefeito Victor Coelho fala dos incentivos para empresas em Cachoeiro
Quando bem conservada, com a manutenção em dia, a máquina pode durar mais de 10 anos.
Aníbal Neto destacou que a água utilizada pela politriz pode ser tratada e reaproveitada no polimento de novas chapas, o que torna o processo sustentável.
Além da HP 24 cabeças, a Cimef fabrica outros modelos de politriz, de 12, 16 e 20 cabeças e semiautomaticas de 3 cabeças. A empresa fabricante nacional de máquinas e soluções tecnológicas para o setor de rochas ornamentais é capixaba e foi fundada em Cachoeiro pelo suíço Hans Beerli e pelo alemão Heinz Kaschner.