Família transforma calçada em presépio há 16 anos em Alfredo Chaves

Família transforma calçada em presépio há 16 anos em Alfredo Chaves
Redação Dia a Dia

O casal de aposentados Erly Pompermayer, de 77 anos, e Ilson Bubach, 80, está entre as famílias capixabas que mantêm a tradição de ornamentar as casas no período natalino.

Eles são de Alfredo Chaves e há 16 anos transformaram a calçada em presépios com árvore giratória, rodas d’águas, pista de carrinhos, capela que toca sinos para celebrar a data. A varanda e a casa também são decoradas.

O lugar virou atração turística no Centro da cidade. “As pessoas já esperam a gente montar para vir visitar. Além dos moradores, já recebemos turistas e visitantes de outras cidades”, falou orgulhoso Ilson.

Erly conta que já montou mais de 21 presépios de tamanhos e países diferentes. “Comprei e ganhei os presépios. Todo ano costumo investir em mais uma peça. Tenho presépio de diferentes materiais, países”, contou ela, destacando um mimo vindo de Israel, ganhado de um amigo.

A família nunca cobrou para visitação. Por causa da criatividade e originalidade, eles venceram quatro vezes um concurso de decoração que existia no município. “Vencemos uns quatro anos e nunca cobramos de ninguém”, revelaram.

Todas as “engenhocas” do presépio são confeccionadas pelo seu Ilson. A decoração tem a ajuda da filha, a Amabenir Grassi, 50.

Segundo ela, o presépio teve que ser montado na varanda por causa das chuvas e por causa da pandemia.
“Ficamos com medo de perder tudo de da Covid-19 e montamos no segundo andar. Mas que quiser fotografar da rua, pode”.

Ultimas Notícias