sáb 21/dezembro/2024 09:21
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governo do Estado vai criar grupo de trabalho para avaliar se assume concessão da BR 101

redacao
Redação Dia a Dia

O Governo do Estado anunciou que estará montando na próxima semana um grupo de estudos para avaliar a viabilidade econômica de assumir o controle da administração da BR 101, que atualmente está sob responsabilidade do governo federal.

Recentemente, a concessionária Eco 101 comunicou à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) o interesse em romper o contrato, motivo pelo qual o governo quer avaliar a viabilidade de assumir a concessão.
A informação sobre a criação do grupo de estudos é do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pessanha, que se reuniu quarta-feira (26) com representantes da EcoRodovias, responsável pela Eco 101, e da Findes, para tratar do assunto.
Pessanha informou que o objetivo do encontro era saber se havia interesse por parte da concessionária de fazer o mesmo que aconteceu em Mato Grosso, onde o governo estadual assumiu a Rodovia 163, de responsabilidade da concessionária Rota Oeste, controlada pela Odebrecht.
“Ao saber disso o governador Renato Casagrande nos pediu para estudar esta proposta para ver se era viável para o Espírito Santo”, relatou.
O secretário diz que a reunião foi muito boa, mas que o trabalho ainda está em fase inicial.  “Precisávamos ouvir se a Eco 101 teria interesse em compor conosco e conversar para construir uma proposta, e eles demonstraram interesse de sentar para fazermos isto juntos”, frisou.
O secretário lembra que em Mato Grosso o controle foi adquirido através de uma empresa pública, que é o que se pretende fazer no Estado. “Dependendo dos resultados deste estudo, o Governo do Estado pode comprar o controle acionário da concessão”, reforça.
Mas Pessanha faz questão de ressaltar que qualquer informação ainda é muito precoce, já que é preciso construir uma proposta a partir da ação deste grupo de trabalho que se reúne a partir da semana que vem.
“Na semana passada já tivemos uma reunião com representantes da ANTT em Brasília para entender o ponto de vista de agência reguladora, e para demonstrar o nosso interesse. Já sabemos que, a princípio, é viável juridicamente. Agora vamos avançar e ver se é viável financeiramente para o Estado”, reforça.
Ricardo Pessanha diz que agora cabe ao grupo montar um cronograma com informações de natureza econômica, essenciais para o estudo da perspectiva que permita montar uma nova modelagem de contrato.
“Vamos fazer um raio X do contrato. Ainda não podemos falar nada em relação aos custos. É leviano afirmar qualquer coisa em relação a isto antes da conclusão do trabalho deste grupo de estudos”, enfatizou.
O secretário destacou que caso haja interesse da Eco 101 e seja viável economicamente para o  Estado, a relicitação, que pode demorar até dois anos, será evitada e a concessão será assumida, o que vai permitir que o ritmo das obras sejam mantidos, o que é benéficos aos usuários da BR 101.
SAIBA MAIS
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em resposta à demanda feita pelo Dia a Dia, confirmou que recebeu da concessionária Eco 101, no dia 15 de julho deste ano, o pedido de relicitação da BR 101 no trecho que corta o Espírito Santo.

Segundo a assessoria do órgão, o processo será conduzido e avaliado considerando os limites técnicos e legais que permeiam a boa gestão regulatória com base na Lei nº 13.448/2017 e no Decreto nº 9.957/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara aprova projeto que concede abono de R$ 2 mil a servidores

ferraco-junior-correa

Ferraço e Júnior Corrêa serão diplomados nesta quinta em Cachoeiro

estudantes-19-12-2024

Governo do ES vai abrir inscrições para 1 mil bolsas integrais em cursos de graduação

sessao-camara-vereadores-18-12-2024

Câmara de Cachoeiro aprova projeto de lei que prorroga descontos no IPTU

casagrande-Monitoramento meteorológico-18-12-2024

Espírito Santo adota sistema de monitoramento para prevenir desastres meteorológicos

Leia mais
plugins premium WordPress