sáb 2/março/2024 07:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Guardas fazem estágio no trânsito como exigência para obterem armas de volta

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

Os guardas municipais de Cachoeiro iniciaram esta semana estágio supervisionado de trânsito na sede da Guarda Municipal de Vila Velha por instrutores da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol).

O estágio supervisionado de trânsito é uma dos últimos componentes programáticos do curso de formação, que tem, ao todo, 550 horas de aulas teóricas e práticas em 28 disciplinas e necessários para que a Guarda Municipal possa voltar a utilizar armas.

Desde maio do ano passado, os guardas municipais estão impedido de portar armas por decisão da Justiça, que exigiu o curso de formação.

De acordo com a prefeitura, os guardas foram divididos em três turmas, de modo a não prejudicar a atuação da corporação no município. Ao todo, o estágio tem 40 horas de carga horária.

O primeiro grupo está aprofundando conhecimentos em temas como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Uma delas é a 354/2010, que versa sobre requisitos de segurança para o transporte de blocos e chapas serradas de rochas ornamentais, atividade comum em Cachoeiro.

A outra é a 532/2015, que trata da utilização de câmeras de segurança como instrumento de fiscalização de trânsito, trabalho quem Cachoeiro é feito a partir da central de videomonitoramento.

O estudo do Código de Trânsito Brasileiro e aulas práticas também fazem parte dessa etapa do curso.

“Em Cachoeiro, a fiscalização do trânsito é feita pelos agentes de trânsito. Contudo, o Estatuto Geral das Guardas Municipais (lei 13022/2014) prevê que os guardas possam atuar nessa área, quando necessário”, ressaltou o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

O secretário ressaltou que, paralelamente ao curso, a Secretaria de Segurança e Trânsito (Semset) toma as medidas para firmar convênio com a Polícia Federal para a emissão dos portes.

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Poupança

Espírito Santo é o Estado com melhor índice de poupança do País

PPPiluminação

Parceria de iluminação pública será autorizada na próxima semana

BME

Efetivo de 45 militares retira ocupantes de área pública em Mimoso

Bom Jesus do Norte

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte

idosos_atividades

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

ArmaGuaçui

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Delegacia_Marataízes

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Leia mais