dom 27/abril/2025 14:12
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Moraes decide soltar mais 173 presos por atos golpistas. Há capixabas entre os liberados

redacao
Redação Dia a Dia

Atualizado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu libertar 173 pessoas presas em decorrência dos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas por vândalos inconformados com o resultado da eleição presidencial.

Outras cerca de 800 pessoas continuam presas.

As solturas foram determinadas em uma série de despachos dentro de um processo sob sigilo de relatoria de Moraes. Apenas as iniciais das pessoas soltas aparecem no andamento processual.

As decisões ordenam a soltura imediata desses presos. O ministro entendeu que suas condutas foram menos graves, e que por isso elas poderão responder ao processo a partir de seus estados de origem.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Nesses casos, Moraes decidiu substituir a prisão preventiva por outras medidas cautelares, como cancelamento de passaporte, proibição de sair de casa à noite e aos fins de semana, cassação de qualquer registro para posse ou porte de armas, proibição de se comunicar com outros investigados e apresentação semanal a um juiz.

De acordo com as decisões, estão autorizados a voltar para suas casas presos de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Com as decisões, cerca de 800 das mais de 1,4 mil pessoas presas em Brasília ainda permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal.

*Matéria alterada para atualização do número de libertados. O total de beneficiados pela medida foi 137 e não 102 pessoas, como informado inicialmente

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caravelas-27-04-2025

Achado não é roubado?

lei seca_força pela vida (7) (1)

Operação Lei Seca flagra 78 motoristas que recusaram bafômetro no Espírito Santo

Maconha escondida na carga

Carreta tomba no ES e polícia descobre maconha na carga

Concurso PF

Sai edital para concurso da Polícia Federal; salários chegam a R$11 mil

negócios-bandes-25-04-25

Bandes promove “Rodada de Crédito” com condições acessíveis para empresas

cirurgia plástica-25-04-25

Vigilância Sanitária interdita clínica de cirurgião plástico em Cachoeiro

PF-Marataízes-25-04-25

Jovem é detido em Marataízes suspeito de armazenar pornografia infantil

morte-papa-franciscoo-25-04-25

Cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco acontece nesta sexta

Leia mais