A chuva do fim de semana que assolou a vida de diversas famílias, levou o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, a tomar algumas medidas importantes.
As comemorações que estavam programadas para esta segunda-feira (25), data em que a cidade completa 157 anos de emancipação, foram canceladas.
Foi decretada situação de emergência no município e várias equipes se mobilizaram para atender a população afetada com alagamentos.
Cachoeiro decreta Situação de Emergência
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, assinou, neste sábado (23), um decreto declarando “Situação de Emergência” no município. A medida visa estabelecer ações de recuperação dos danos causados pelas chuvas.
O decreto se baseia em levantamentos técnicos da Defesa Civil, considerando a grande precipitação de chuvas, causando o transbordamento do Rio Itapemirim, atingindo localidades nos Distritos de Pacotuba e Coutinho, e diversos bairros e ruas na sede do município de Cachoeiro de Itapemirim.
“Cachoeiro não foi tão gravemente afetado como outros municípios vizinhos. Entretanto, desde o início da situação, nos mobilizamos rapidamente para atender às ocorrências. O decreto se faz necessário para que possamos atuar com mais vigor na recuperação do município”, justifica o prefeito Victor Coelho.
Eventos do Dia da Emancipação são adiados
Em virtude das intensas chuvas que afetam a Região Sul do Espírito Santo, os eventos comemorativos do Dia da Emancipação Política de Cachoeiro de Itapemirim, originalmente programados para esta segunda-feira, 25 de março, foram adiados.
A decisão foi tomada considerando a prioridade do município em mobilizar seus recursos para atender as ocorrências decorrentes da elevada precipitação, que ocasionou o transbordamento do Rio Itapemirim. As áreas afetadas incluem localidades nos Distritos de Pacotuba e Coutinho, além de bairros situados às margens do rio na região central da cidade.
Além do tradicional desfile escolar, a solenidade de inauguração do novo Centro de Lutas do bairro Rubem Braga, originalmente agendada para esta segunda (25), também foi adiada.
Equipes atendem população afetada
Os serviços estão concentrados no distrito de Pacotuba, área ribeirinha localizada próxima às margens do rio Itapemirim, que registra diversos pontos de alagamentos.
Próximo à igreja católica do distrito, duas ambulâncias e dois automóveis dão suporte às equipes multidisciplinares, formadas por médico, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, no atendimento àqueles que de alguma forma se lesionaram ao entrar em contato com a água.
Além disso, a Semus também enviou, à localidade, 40 fardos de água potável e medicamentos de urgência e emergência.
De acordo com a pasta, pacientes crônicos que perderam seus medicamentos devido ao grande volume de água em suas residências podem buscar atendimento para ser realizada a reposição.
“É importante evitar qualquer tipo de contato com a água, pois além do risco de contrair doenças como a leptospirose, a pessoa também pode se lesionar com objetos submersos, gerando cortes e escoriações”, orienta o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) esteve presente no distrito de Pacotuba, entregando cestas de alimentos e itens como roupas e colhões para as famílias afetadas.
“Estamos presentes e atentos às necessidades de todos que foram atingidos pelas chuvas, prestando assistência e apoio para poderem superar este momento de dificuldade”, destaca Roselane de Araujo, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.
Com o recuo do nível das águas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) agora atua no emprego de ações preventivas para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor de transmissão da dengue e outras arboviroses.
Assistência social
Além dos atendimentos na área da Saúde, a Prefeitura de Cachoeiro mobiliza, também, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) no atendimento aos afetados pela chuva.
Equipes percorrem as localidades atingidas, dando suporte em assistência social, principalmente àqueles que se encontram em situação de desabrigo.
Na sede da pasta, situada na avenida Nossa Senhora da Consolação, bairro Vila Rica (antiga sede da Viação Flecha Branca), servidores recebem doações das mais diversas naturezas, que serão destinadas às famílias que precisam de assistência, em Cachoeiro e municípios vizinhos.
Podem ser doados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, água potável, cobertores e roupas.