As 50 pistolas de calibre .40 e as duas viaturas entregues na sexta-feira (28) pelo governador Renato Casagrande vão ajudar a reforçar a estrutura da Guarda Municipal de Cachoeiro, que terá aumento de efetivo com o concurso que está sendo preparado pela prefeitura.
“A pistola .40 é um calibre de uso policial. Os guardas que ainda usam o revólver calibre 38 estão passando por um processo de requalificação interna para utilizar o novo armamento”, disse o vice-prefeito e secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior.
Na avaliação de Guedes, o novo armamento vai ajudar a reforçar a estrutura da Guarda Municipal para receber os futuros integrantes aprovados no concurso público. “Vamos trabalhar com um armamento de ponta e com um calibre uniforme”, disse.
Dentro da proposta de melhoria na estrutura da corporação, o secretário destacou que a obra de construção do futuro Centro de Operações da Guarda Municipal está em andamento. A unidade vai funcionar na Ilha da Luz, onde era a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Para o prefeito Victor Coelho, estes investimentos vão ajudar a melhorar a sensação de segurança da população.
“Hoje, nossa Guarda Municipal está muito bem consolidada, tem um plano de cargos muito efetivo e, em breve, iremos lançar a nova sede do videomonitoramento e o concurso público, melhorando a ambiência de segurança em nossa cidade”, destacou.
O governador Renato Casagrande reforçou a importância das Guardas Municipais principalmente em ações integradas com outras forças de segurança, especialmente, a Polícia Militar.
“São ações como estas que ajudam a reforçar a segurança pública. Em 2011 quando assumi o governo pela primeira vez, o Espírito Santo tinha sete cidades entre as 50 mais violentas do Brasil e hoje não tem nenhuma. Isso é efeito da política de segurança que estamos implantando no Estado”, disse.