qua 22/janeiro/2025 19:42
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: PMCI

O que muda na instalação de pequenos negócios em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

O prefeito Victor Coelho sancionou na última sexta-feira (13) a nova Lei Geral Municipal da Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e do Microempreendedor Individual (MEI) de Cachoeiro (nº 7777).

Ela atualiza a regulamentação (Lei Municipal 6376/2010) que garante tratamento diferenciado às atividades enquadradas nessas categorias, concedendo ainda mais benefícios fiscais, facilidades para abertura de negócios e incentivos para participação em licitações da Prefeitura. Entenda a partir de agora o que vai mudar.

Das microempresas e empresas de pequeno porte, não serão cobradas, até o segundo ano de atividade, as taxas relacionadas a: consulta prévia para instalação do empreendimento; inscrições e alterações no Cadastro Mobiliário Municipal, incluindo a dispensa da cobrança de valores referentes aos exercícios anteriores não lançados; baixa de inscrição; fiscalização de anúncio; e fiscalização sanitária.

Isenção de taxas

Já o MEI fica isento da cobrança das taxas de: licenciamento ambiental, inclusive renovações; fiscalização de localização, instalação e funcionamento; fiscalização de anúncio; fiscalização sanitária; e expedição de alvará de localização e de alvará sanitário.

A lei prevê, ainda, redução de IPTU para o MEI que exerce sua atividade no mesmo local em que reside e isenção de custos relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, a renovações, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento. O MEI também terá direito a emissão de nota fiscal de serviço eletrônica.

Outro novo benefício fiscal garantido pela lei é a redução de multas relativas à falta de prestação ou à incorreção no cumprimento de obrigações acessórias para com os órgãos e entidades municipais – de 90% para MEI e 50% para ME e EPP.

Sala do Empreendedor

Entre os incentivos para que os pequenos negócios acessem o mercado de licitações está a preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte como critério de desempate de certames.

Nos itens de contratação com valor de até R$ 80 mil, a administração pública deverá realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de empresas dessas categorias. E nos processos para aquisição de obras e serviços, poderá exigir dos licitantes a subcontratação de ME ou EPP.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

Outra novidade é a inserção da Sala do Empreendedor na lei, o que a consolida como política pública para simplificar os procedimentos de registro de empresas no município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli, avalia que a nova lei é crucial para o estabelecimento de instrumentos que facilitem o aprimoramento do ambiente de negócios no município.

“As micro e pequenas empresas representam mais de 90% das empresas cachoeirenses, sendo estratégicas para o desenvolvimento da cidade. Elas são as maiores geradoras de emprego e renda. Nos momentos de crises nacionais e globais, são elas que garantem o sustento de milhares de famílias. Por tudo isso, é fundamental que possam contar com condições que favoreçam e impulsionem as suas atividades”, afirma.

Incentivos

A nova Lei Geral das MPE integra um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de Cachoeiro para incentivar o empreendedorismo no município.

Nesta semana, foi publicado decreto que facilita a abertura de empresas ao dispensar de todos os atos públicos de liberação, como alvarás e vistorias prévias, atividades econômicas de baixo risco.

Com foco na atração de grandes empresas e investimentos e na geração de empregos, em maio deste ano, o prefeito Victor Coelho sancionou a lei municipal de concessão de incentivos fiscais (Lei 7.692).

Outras ações de destaque em 2019 foram a criação de uma Comissão Técnica de Desburocratização, a inauguração da nova Sala do Empreendedor, a regulamentação do novo Código Sanitário e a contratação do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae.

“Estamos trabalhando em várias frentes para acelerar o desenvolvimento econômico de Cachoeiro. Nossa meta é sermos um município onde seja efetivamente fácil e interessante investir e empreender, porque disso resultam mais empregos e oportunidades para nossa população”, frisa o prefeito Victor Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jammil se apresenta em Piúma e Marataízes neste final de semana

Banda Jammil vai agitar o litoral sul neste fim de semana

Fiscalização no sul do estado

Fiscalização combate sonegação de impostos no sul do estado

Durval Lelys vai se apresentar em Piúma no carnaval

Durval Lelys será a grande atração do carnaval de Piúma 2025

caminhada-litoranea-2023-23-01 (6)

Preparem-se: a 19ª Caminhada Litorânea de Marataízes está chegando!

Foto: Vitor Jubini/MTur

Estado vai restaurar pinturas da Igreja Matriz de Castelo

Orla nova da Praia de Marobá

Presidente Kennedy promove futebol dos artistas neste sábado

Pessoas retiram carro à força

Populares retiram carro à força na orla de Itaoca

Miss Universe com a coroa na cabeça

Miss Universe Espírito Santo é aclamada em evento inédito

Leia mais
plugins premium WordPress