O feriadão da Independência está perto e a Prefeitura de Piúma, no Litoral Sul do Estado, tomou providências para evitar aglomerações por conta do coronavírus. A prefeita Marta Scherrer baixou um decreto que proíbe acesso das pessoas às praias, barra entrada de turistas no município e impõe o isolamento noturno. A cidade está classificada como de alto risco de transmissão da Covid-19.
Visitantes que chegarem à cidade em ônibus, vans e outros veículos de turismo não poderão entrar no município, pois há restrição do fluxo de turistas por meio de barreiras sanitárias instaladas nas entradas de Piúma. O uso da máscara segue obrigatório no município, assim como em todo o estado do Espírito Santo.
Banhistas não poderão frequentar a orla e as praias estarão fechadas. Já no período entre 21h e 5h, autoridades policiais e sanitárias deverão abordar pessoas que estiverem transitando pela cidade e recomendar que elas retornem para suas casas. É o isolamento total noturno.
Comércio reduzido
O Decreto 2.082 estabelece ainda que o comércio pode funcionar apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Bares e quiosques podem atender no esquema de delivery. Eventos seguem suspensos no município.
Também estão impedidos de funcionar na cidade instituições financeiras, escolas e faculdades privadas e públicas, museus, espaços culturais, clubes, igrejas, áreas de lazer, locais com piscinas públicas, bibliotecas, academias populares, quadras esportivas e campos de futebol, com objetivo de evitar aglomerações.
Deverão retornar ao trabalho remoto os trabalhadores que atuam na área administrativa, como escritórios de contabilidade, advocacia, consultorias, corretagem, tecnologia da informação e similares. Os bares e quiosques podem abrir apenas para o serviço de delivery.