Além da sustentabilidade financeira, Jovania Valiati, coordenadora pedagógica musical da Escola de Música Tocando em Frente, e que está no Programa Casa Verde desde 2007, ano de fundação da escola, avalia que há também o desafio de fazer as coisas acontecerem na prática de forma integrada.
Ela enfatiza que isso acontece no dia a dia em nível social, de alcance das famílias com maior qualidade de serviços e também no nível educacional com as atividades sistemáticas que são desenvolvidas.
Jovania diz que há poucos profissionais na área de música em Cachoeiro e que o projeto tem uma demanda muito grande e muito específica, principalmente na área instrumental.
“Quantos professores de trompa tem aqui? E de trombone, de viola, violoncelo? Isso traz uma certa dificuldade para o nosso fazer educacional porque a gente precisa qualificar a educação, e para isso a gente precisa trazer professores de fora e precisa de recursos para isso”, enfatiza.
A coordenadora pedagógica do Tocando em Frente diz ainda que esse trabalho é dificultado quando a sustentabilidade financeira é comprometida. “A gente acaba não conseguindo fazer tudo que é necessário”.
Mas há muita coisa a comemorar quando existem tantos jovens que receberam oportunidades após a passagem pelo projeto, o que trouxe reconhecimento além de Cachoeiro, segundo ela.
Jovania diz também que existe uma série de instituições que não estão desenvolvendo suas atividades artísticas neste tempo pandêmico, mas que a Casa Verde tem conseguido, ao longo desses 15 anos, desenvolvê-las e ampliá-las.
“Hoje nós somos a única instituição que tem ensino de música sistemático, coletivo e gratuito na nossa cidade e isto é motivo de uma gratidão muito grande. Eu tenho o prazer de acompanhar tudo isso”.
Mas além da gratidão e dos mais de 300 alunos beneficiados, Jovania comemora o fato do Programa Casa Verde ser comparado aos melhores projetos sociais do Espírito Santo.
“Temos um material pedagógico que vem sendo reconhecido como um dos melhores do Estado. Mas aqui em Cachoeiro a gente não tem esse reconhecimento”, lamenta.
SAIBA MAIS
– Redes sociais:
https://www.facebook.com/projetocasaverde/
https://www.instagram.com/casaverdeprojeto/
https://www.youtube.com/OrquestrasCasaVerde
Quer ajudar?
whattsapp: 55 28 99278-0890