Projetos voltados ao turismo rural que foram aprovados na seleção pública do Programa Municipal de Apoio às Organizações da Agricultura Familiar estão avançando em Cachoeiro de Itapemirim.
Foram contempladas, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS), quatro associações de moradores e agricultores, das localidades rurais de Forquilha e Jacu, no distrito de Burarama, de Banca de Areia, no distrito de Pacotuba, e Boa Vista, no distrito de São Vicente. Cada associação recebeu R$ 75 mil, totalizando um investimento de R$ 300 mil no meio rural.
Em Forquilha, está sendo construído um restaurante de 240 m² para fortalecimento do agroturismo e comercialização dos produtos da agricultura familiar.
“O projeto que estamos desenvolvendo em Forquilha vai fazer com que muitas pessoas conheçam nossa região. Será um avanço para o nosso turismo rural, que tem bastante potencial, mas que precisa de incentivo. Estamos felizes por ter conseguido isso”, ressalta Angela Maria Cassago, moradora e representante da associação de produtores de Forquilha.
Agroindústria comunitária
Em Jacu, está sendo preparada uma agroindústria comunitária, para que as mulheres da região possam produzir alimentos da panificação e confeitaria, como bolos, pães, salgados, doces e cafés.
Além disso, está em construção um espaço reservado para atendimento à demanda local e aos turistas da região.
“Nossa comunidade está muito feliz em realizar o sonho, de muitos anos, de ter uma agroindústria. Estamos construindo algo que mudará a vida de muitas pessoas da localidade”, disse a representante da associação de moradores de Jacu, Joana de Oliveira Fagundes.
Em Banca de Areia, está adiantada a construção do centro de eventos, que contará com lanchonete, banheiros e vestiários. O objetivo do espaço será receber atividades de natureza cultural, turística e religiosa e, também, reuniões, cursos de capacitação e oficinas técnicas para desenvolvimento de agroindústrias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), as obras, nestas três localidades, estão bem avançadas e, ainda no primeiro semestre, devem ser inauguradas.
Recepção de turistas
Já na comunidade de Boa Vista, está começando a montagem de uma área de recepção a turistas, próximo à Pedra da Penha, cartão-postal da região. Segundo a Semag, a previsão de entrega da construção é para o segundo semestre.
“Essas regiões possuem um elevado potencial para exploração do turismo rural como atividade econômica. Por isso, ao investirmos nesses projetos, impulsionamos esse potencial. Esperamos que haja geração de trabalho e renda, com consequente melhoria de qualidade de vida nessas localidades”, salienta o secretário de Agricultura de Cachoeiro, Paulo Miranda.