O desafio da boneca Momo voltou a ser assunto entre as mídias sociais de Cachoeiro de Itapemirim nestes últimos dias. A boneca, de aparência assustadora, teria surgido nos vídeos infantis e incitando as crianças a cometerem suicídio.
Muitos relatos de pais e mães apavorados com a mudança de comportamento dos filhos que assistem vídeos no aplicativo youtube kids, onde a apavorante boneca, segundo relatos, tem sido visualizada.
Em Cachoeiro, já há muitas histórias de crianças assustadas por causa da aparição dessa boneca nos vídeos inocentes, com músicas e brincadeiras que elas gostam de assistir.
“Há cerca de seis meses, minha filha de cincos anos estava assistindo ao um vídeo de duas crianças e essa boneca apareceu. Ela não me falou nada mas ficou com muito medo e não quis mais assistir aos vídeos.”, conta Lucínia Machado, mãe da Maria Alice.
Ela relata que quando a matéria saiu, a filha ficou muito nervosa e dizia estar com um medo inexplicável. “Eu disse a ela que aquilo não era real, mas mesmo assim ela começou a não querer mais executar as tarefas do dia a dia sozinha, como ir ao banheiro, escovar os dentes e até mesmo, dormir sem alguém por perto.” Disse.
A publicitária Suheley Garcia conta que a filha Helena, de cincos anos, não viu a boneca, mas só de ouvir falar, já está bastante preocupada.
“Ela contou que um coleguinha da escola viu a boneca Momo no tablet e inclusive me explicou tudo, com detalhes, como ela é e o que fala. Somente isso bastou para ela ficar receosa e não quer nem mais assistir a vídeos youtube”, disse.
Há quem diga que tudo isso não passa de boato, que a Momo não incita ao suicídio e que tudo isso é, o que o youtuber Felipe Neto chama de hoax, quando muita gente acredita em uma mentira de internet e a transforma em realidade.
Na verdade é tudo feito com o intuito de provocar pânico. E tem conseguido.